O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CEARÁ, SOBRE O ENSINO DOS ESTUDANTES COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. O APOIO TEÓRICO QUE POSSIBILITOU O ALCANCE DESTE OBJETIVO FOI DELINEADO, PRINCIPALMENTE A PARTIR DOS ESTUDOS DE SCOZ (2013) QUE VERSAM SOBRE O PROBLEMA ESCOLAR E DE APRENDIZAGEM. SENDO UMA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA, PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS UTILIZAMO-NOS DA APLICAÇÃO DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM QUATRO PROFESSORAS QUE TINHAM, EM SUAS SALAS, ALUNOS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A FALTA DE ACOMPANHAMENTO DOS PAIS, BEM COMO A HETEROGENEIDADE DAS TURMAS SÃO VISTOS COMO OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NEGATIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS.