A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO EDUCACIONAL FORMADOR DAS NOVAS GERAÇÕES, NÃO PODE FURTAR-SE DE DEBATER TEMAS PRESENTES NO COTIDIANO DE TODA A SOCIEDADE, COMO É O CASO DA VIOLÊNCIA, EM SEUS MAIS AMPLOS ASPECTOS. TODOS OS ESTUDANTES, DE UMA FORMA OU OUTRA, TIVERAM OU TÊM, CONTATO COM A VIOLÊNCIA, PODENDO ELA TAMBÉM ESTAR PRESENTE DENTRO DOS ESPAÇOS ESCOLARES. POR ISSO, A RELEVÂNCIA DE SE DEBATER TAL TEMA ENTRE EDUCADORES, EDUCANDOS E TODA A COMUNIDADE/SOCIEDADE ESCOLAR, É DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA POSSIBILITAR A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS MENOS VIOLENTOS E MAIS CAPAZES DE VIVER EM COLETIVIDADE. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA VISA ANALISAR AS FORMAS COM QUE A VIOLÊNCIA SE APRESENTA NO AMBIENTE ESCOLAR, TENDO COMO CAMINHO INICIAL A LEITURA DE OBRAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA. NA SEQUÊNCIA, APÓS O FICHAMENTO DAS OBRAS, O BOLSISTA REALIZOU ANOTAÇÕES DIÁRIAS ACERCA DE SUAS PERCEPÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS EM DIFERENTES PERÍODOS COMO O INTERVALO DAS AULAS E O PERÍODO DESTINADO AO RECREIO. EM UM ÚLTIMO MOMENTO FORAM ELABORADAS E ENVIADAS VIA GOOGLE DRIVE, PERGUNTAS PARA QUE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS RESPONDESSEM ACERCA DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA. AO FINAL, FORAM TABULADAS AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES ABERTAS, POR SIMILARIDADE DAS MESMAS, POSSIBILITANDO ASSIM COMPREENDER E IDENTIFICAR AS VIOLÊNCIAS PRESENTES NA ESCOLA FOCO DO TRABALHO. RESTOU CONCLUSIVO QUE A VIOLÊNCIA É UM FENÔMENO QUE EXTRAPOLA O AMBIENTE ESCOLAR EM AMBOS SENTIDOS, TANTO DE FORA PARA DENTRO, QUANTO DE DENTRO PARA FORA DA ESCOLA.