O PRESENTE TEXTO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA, EM ANDAMENTO, ATRAVÉS DA QUAL NOS PROPOMOS A INVESTIGAR OS PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. DE ABORDAGEM QUALITATIVA REALIZOU-SE UM ESTUDO DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DO QUAL CONSTATOU-SE QUE O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL JÁ HÁ MUITO FIGURA NAS DISCUSSÕES ACERCA DAS POLÍTICAS CURRICULARES, SEM, NO ENTANTO, CONSIDERAR AS VÁRIAS FORMAS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO. EVIDENCIOU-SE, TAMBÉM, QUE, PARA ALÉM DOS ESFORÇOS IMPETRADOS TANTO PELO GOVERNO FEDERAL QUANTO PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS LGBT, A CRESCENTE FALTA DE DISPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA ABORDAR O TEMA TERMINA POR CONTRIBUIR PARA A NATURALIZAÇÃO DO PRECONCEITO E DIVERSAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO TANTO NA SALA DE AULA QUANTO NOS DEMAIS ESPAÇOS ESCOLARES, ACARRETANDO, COMO UMA DAS CONSEQUÊNCIAS, A EXCLUSÃO DE ALUNOS GAYS E ALUNAS LÉSBICAS DA ESCOLA.