Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISLEXIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: DISLEXIA, SALA DE AULA, FRACASSO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58195
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4177
    "inscrito_id" => 618
    "titulo" => "A DISLEXIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A DISLEXIA É UM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM CARACTERIZADO PELA DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA. ESSA DIFICULDADE É DEVIDO AO DÉFICIT NO COMPONENTE FONOLÓGICO. MAS COMO QUALQUER PESSOA COM DÉFICIT OU NECESSIDADES ESPECIAIS, O ALUNO DISLÉXICO TAMBÉM TEM O DIREITO DE UM ENSINO DE QUALIDADE. OS ALUNOS QUE POSSUEM DISLEXIA ESTÃO PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR, MAS DEVIDO A FALTA DE CONHECIMENTO DE MUITOS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO INSERIDOS NA ESCOLA, GRANDE PARTE DESTAS CRIANÇAS SÃO ESQUECIDAS NO FUNDO DA SALA DE AULA. OS PROFESSORES, POR VEZES, NÃO ADAPTAM SUA METODOLOGIA DE AULA PARA ATENDER AOS ALUNOS DISLÉXICOS. POR FALTA DE AUXÍLIO, ESTES ACABAM POR NÃO SE DESENVOLVER COMO DEVERIAM, CAUSANDO A REPETÊNCIA, EVASÃO, OU SEJA, O FRACASSO ESCOLAR. POR MAIS QUE A DISLEXIA NÃO SEJA UM TRANSTORNO GRAVE, É NECESSÁRIO QUE O ALUNO COM ESSE DISTÚRBIO TENHA UM ACOMPANHAMENTO ADEQUADO TANTO EM SALA DE AULA QUANTO POR UM PSICÓLOGO. ASSIM, ESTE ARTIGO É FRUTO DE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM TEOR QUALITATIVO, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR COMO A DISLEXIA EM SALA DE AULA É TRATADA, A PARTIR DE UMA OBSERVAÇÃO COM UMA ALUNA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE REDE PÚBLICA, SITUADA NA CIDADE DE QUEIMADAS – PB. DESSA FORMA, CONCLUÍMOS QUE, POR MAIS QUE O PROFESSOR NÃO POSSA DIAGNOSTICAR O TRANSTORNO, O SEU PAPEL É ESSENCIAL NÃO SÓ PARA IDENTIFICAÇÃO DA DISLEXIA, MAS TAMBÉM A INTERVENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DISLEXIA, SALA DE AULA, FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID618_04102019160933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA TITO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA TITO"
    "autor_email" => "renatatito3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58195
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4177
    "inscrito_id" => 618
    "titulo" => "A DISLEXIA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A DISLEXIA É UM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM CARACTERIZADO PELA DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA. ESSA DIFICULDADE É DEVIDO AO DÉFICIT NO COMPONENTE FONOLÓGICO. MAS COMO QUALQUER PESSOA COM DÉFICIT OU NECESSIDADES ESPECIAIS, O ALUNO DISLÉXICO TAMBÉM TEM O DIREITO DE UM ENSINO DE QUALIDADE. OS ALUNOS QUE POSSUEM DISLEXIA ESTÃO PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR, MAS DEVIDO A FALTA DE CONHECIMENTO DE MUITOS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO INSERIDOS NA ESCOLA, GRANDE PARTE DESTAS CRIANÇAS SÃO ESQUECIDAS NO FUNDO DA SALA DE AULA. OS PROFESSORES, POR VEZES, NÃO ADAPTAM SUA METODOLOGIA DE AULA PARA ATENDER AOS ALUNOS DISLÉXICOS. POR FALTA DE AUXÍLIO, ESTES ACABAM POR NÃO SE DESENVOLVER COMO DEVERIAM, CAUSANDO A REPETÊNCIA, EVASÃO, OU SEJA, O FRACASSO ESCOLAR. POR MAIS QUE A DISLEXIA NÃO SEJA UM TRANSTORNO GRAVE, É NECESSÁRIO QUE O ALUNO COM ESSE DISTÚRBIO TENHA UM ACOMPANHAMENTO ADEQUADO TANTO EM SALA DE AULA QUANTO POR UM PSICÓLOGO. ASSIM, ESTE ARTIGO É FRUTO DE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM TEOR QUALITATIVO, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR COMO A DISLEXIA EM SALA DE AULA É TRATADA, A PARTIR DE UMA OBSERVAÇÃO COM UMA ALUNA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE REDE PÚBLICA, SITUADA NA CIDADE DE QUEIMADAS – PB. DESSA FORMA, CONCLUÍMOS QUE, POR MAIS QUE O PROFESSOR NÃO POSSA DIAGNOSTICAR O TRANSTORNO, O SEU PAPEL É ESSENCIAL NÃO SÓ PARA IDENTIFICAÇÃO DA DISLEXIA, MAS TAMBÉM A INTERVENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DISLEXIA, SALA DE AULA, FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID618_04102019160933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA TITO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA TITO"
    "autor_email" => "renatatito3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A DISLEXIA É UM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM CARACTERIZADO PELA DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA. ESSA DIFICULDADE É DEVIDO AO DÉFICIT NO COMPONENTE FONOLÓGICO. MAS COMO QUALQUER PESSOA COM DÉFICIT OU NECESSIDADES ESPECIAIS, O ALUNO DISLÉXICO TAMBÉM TEM O DIREITO DE UM ENSINO DE QUALIDADE. OS ALUNOS QUE POSSUEM DISLEXIA ESTÃO PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR, MAS DEVIDO A FALTA DE CONHECIMENTO DE MUITOS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO INSERIDOS NA ESCOLA, GRANDE PARTE DESTAS CRIANÇAS SÃO ESQUECIDAS NO FUNDO DA SALA DE AULA. OS PROFESSORES, POR VEZES, NÃO ADAPTAM SUA METODOLOGIA DE AULA PARA ATENDER AOS ALUNOS DISLÉXICOS. POR FALTA DE AUXÍLIO, ESTES ACABAM POR NÃO SE DESENVOLVER COMO DEVERIAM, CAUSANDO A REPETÊNCIA, EVASÃO, OU SEJA, O FRACASSO ESCOLAR. POR MAIS QUE A DISLEXIA NÃO SEJA UM TRANSTORNO GRAVE, É NECESSÁRIO QUE O ALUNO COM ESSE DISTÚRBIO TENHA UM ACOMPANHAMENTO ADEQUADO TANTO EM SALA DE AULA QUANTO POR UM PSICÓLOGO. ASSIM, ESTE ARTIGO É FRUTO DE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM TEOR QUALITATIVO, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR COMO A DISLEXIA EM SALA DE AULA É TRATADA, A PARTIR DE UMA OBSERVAÇÃO COM UMA ALUNA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE REDE PÚBLICA, SITUADA NA CIDADE DE QUEIMADAS – PB. DESSA FORMA, CONCLUÍMOS QUE, POR MAIS QUE O PROFESSOR NÃO POSSA DIAGNOSTICAR O TRANSTORNO, O SEU PAPEL É ESSENCIAL NÃO SÓ PARA IDENTIFICAÇÃO DA DISLEXIA, MAS TAMBÉM A INTERVENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.