NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL, O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS É UMA GRANDE CONQUISTA TENDO A LIBRAS COMO O INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E FACILITADOR DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DESTE ALUNADO. O ENSINO DA LIBRAS É ESSENCIAL NA VIDA ESCOLAR DO SURDO, ONDE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESTÃO ENVOLVIDAS. NESTA PERCEPÇÃO, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR E EXPLORAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA LIBRAS DE DUAS PROFESSORAS DO AEE PARA CRIANÇAS SURDAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI. PARA ISSO, VERIFICAMOS AS AÇÕES QUE SUBSIDIAM O ATO DO PLANEJAMENTO DAS DOCENTES E ANALISAMOS OS RECURSOS E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS. DESTA FORMA, ESTE ESTUDO SE DESENVOLVEU POR MEIO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO E PARA DESENVOLVÊ-LO, UTILIZAMOS DAS SEGUINTES TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS: ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, OBSERVAÇÕES DIRETAS, QUESTIONÁRIO DE PERFIL E AS FOTOGRAFIAS. FORAM UTILIZADAS AS IDEIAS DE AUTORES DA ÁREA COMO NAS OBRAS DE NEVEZ, NUNES E HORA (2017) E RAMOS (2016) E DOCUMENTOS DO MEC BRASIL (2018). OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A LIBRAS É UM INSTRUMENTO FACILITADOR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DOCENTE, VISANDO QUE SEU ENSINO É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS SURDOS, NO QUAL O LÚDICO E OUTRAS METODOLOGIAS PODEM ESTAR VINCULADAS NESTE PROCESSO. ALÉM DISSO, SE FAZ NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR CONHEÇA AS PECULIARIDADES DO ALUNO EM FAVOR DE CONSTRUIR UMA PRÁXIS EFETIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, VISTO QUE A LIBRAS É A PRIMEIRA LÍNGUA DO SURDO E A IMPORTÂNCIA DE SUA AQUISIÇÃO DURANTE A INFÂNCIA.