A PRESENTE PESQUISA TRAZ UMA ALTERNATIVA DE ENSINO DE FRAÇÕES VIA MATERIAL CONCRETO, CONHECIDO COMO “ARMÁRIO DE FRAÇÕES”, QUE EMBORA NÃO SEJA ALGO INOVADOR, AINDA É POUCO USADO COMO OBJETO DE APOIO DIDÁTICO. O USO DO MATERIAL CONCRETO POSSIBILITA O ALUNO A SER AGENTE ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, POIS APRESENTA OS CONTEÚDOS DE FORMA NÃO MECANIZADA. NO QUE SE REFERE À FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, UTILIZOU-SE A TEORIA DE PIAGET SOBRE AS FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ESTA CONFIRMA O USO DO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE FRAÇÕES PARA CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS, JÁ QUE É JUSTAMENTE NESSA IDADE QUE A CRIANÇA COMEÇA A DESENVOLVER SEU PENSAMENTO OPERACIONAL CONCRETO. ACRESCENTA-SE A TEORIA DE VYGOTSKY EM RELAÇÃO O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. O TRABALHO EVIDÊNCIA AINDA A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR AS ATIVIDADES DE FORMA DIRECIONADA, NA QUAL O PROFESSOR ESTIMULA A AUTOAPRENDIZAGEM, FAZ DA SALA DE AULA UM AMBIENTE DINÂMICO E MINIMIZA O ENSINO AUTOMATIZADO, O TORNANDO MAIS CONSTRUTIVISTA.