ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO E SEU USO NO ÂMBITO EDUCACIONAL; BREVE
ANÁLISE E DISCUSSÃO A RESPEITO DO SISTEMA DE CICLOS, BASEADO NUMA PESQUISA JÁ REALIZADA, E COMO O
PORTFÓLIO FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR. CONSISTE EM UM ESTUDO
BIBLIOGRÁFICO E OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA, QUE FOI REALIZADO DURANTE O PERÍODO DE FEVEREIRO A JUNHO DO
ANO DE 2017, NA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL I, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. TOMANDO POR BASE
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICA, OS AUTORES HOFFMANN (2014), QUE INDUZ A UMA REFLEXÃO QUANTO AO ATO DE
AVALIAR, CONSIDERANDO O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE ENSINO; SACRISTIÁN (2001), QUE FAZ MENÇÃO AO
SISTEMA EDUCACIONAL DE CICLOS; E SOBRAL E SALVINO (2015), QUE REALIZAM UMA ANÁLISE EMPÍRICA A RESPEITO
DA AVALIAÇÃO E PROGRESSÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA DE CAMPINA GRANDE/PB.