FREIRE, Iana Paola Monte et al.. Analisando a inclusão na visão docente. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58999>. Acesso em: 23/12/2024 01:50
O PRESENTE ESTUDO BUSCOU VERIFICAR QUE A PROBLEMÁTICA DA INCLUSÃO NA ESCOLA REMONTA HÁ DÉCADAS. PARA ESTUDIOSOS, AO LONGO DA HISTÓRIA, OS TEXTOS OFICIAIS VIGENTES APRESENTAM MECANISMOS QUE ORIENTAM EDUCADORES E EDUCANDOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DA PRÁTICA DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS. ESPERA-SE QUE NESSA FORMAÇÃO DE EDUCADORES ESTEJAM PREVISTOS COMPONENTES CURRICULARES QUE CONTEMPLEM ESTUDOS E CONTEÚDOS ACERCA DAS NECESSIDADES E POTENCIALIDADE DOS ALUNOS, BEM COMO AS DECORRENTES PRÁTICAS DE ENSINO A SEREM ADOTADAS EM CLASSES COMUNS DO ENSINO REGULAR. FOI NESSA INTENÇÃO QUE SE TENTA COMPREENDER QUAL O PAPEL DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO. PARA TANTO, REALIZOU-SE PESQUISA DE CAMPO NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MOACIR FERREIRA DA SILVA, QUE SE LOCALIZA NA CIDADE DE EUSÉBIO, CEARÁ. PARTICIPAM PROFESSORES, QUE RESPONDERAM AS QUESTÕES INDAGADAS, ONDE TENTA-SE IDENTIFICAR COMO ESSES PROFISSIONAIS TRABALHAM COM A INCLUSÃO. PARTINDO DESSE MOVIMENTO DE INCLUSÃO, O PROFESSOR PRECISA TER A CAPACIDADE DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS E SUPERAR OS PRECONCEITOS, OU SEJA, PREPARAR AS CRIANÇAS PARA SITUAÇÕES NOVAS QUE SURGEM NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. ASSIM, AS FORMAÇÕES DE PROFESSORES DEVEM TER COMO FINALIDADE A CRIAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA SOBRE A REALIDADE QUE SE TRABALHA.