O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPLANAR UM POUCO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, SOB UMA PERSPECTIVA DO BRINCAR COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM IDADE COMPREENDIDA À EDUCAÇÃO INFANTIL. O PRESENTE ARTIGO INTENCIONA, POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ONDE FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCANDO INFORMAÇÕES ACERCA DO TEMA DESTE TRABALHO. O TRABALHO MOSTRAR A TEORIA DE PIAGET SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM E AO MESMO TEMPO TENTAR DESVENDAR PORQUE A MAIORIA DOS PROFESSORES NÃO FAZ O USO DO LÚDICO NA SUA SALA DE AULA. E SE FAZ, COMO OS MESMOS FAZEM O USO DOS JOGOS, BRINCADEIRAS, ENSINANDO, OU SEJA, QUAL METODOLOGIA ADOTADA PARA EXPLANAR O CONTEÚDO DE FORMA DINÂMICA E PRATICA. PORTANTO AO PASSAR POR ESSE PROCESSO A CRIANÇA APROPRIA-SE DA CULTURA, TORNANDO-SE PARTE DELA, E A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA, SEGUNDO ESSA TEORIA, POSSIBILITA A INTERIORIZAÇÃO DO MUNDO QUE A RODEIA. PROCURAMOS POR MEIO DE LEITURAS REALIZADAS DOS AUTORES CITADOS NO CORPO DESTE TRABALHO CITAR AS PRINCIPAIS IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O LÚDICO NAS ESCOLAS E QUÃO GRANDE IMPORTÂNCIA PARA DESENVOLVER UM ESPÍRITO CRÍTICO NA MESMA. CONCLUÍMOS QUE, ESTE TRABALHO PERMITIU REFLETIR ACERCA DA PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES, PARA DESENVOLVER CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS MAIS PRAZEROSAS; DE MODO A TRAZER O ALUNO A PARTICIPAR DAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FORMA CRÍTICA E CRIATIVA; BEM COMO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE COORDENAÇÃO E DIREÇÃO DENTRO DA ESCOLA AUXILIANDO O TRABALHO DO PROFESSOR.