O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CERNE DISCUTIR E PROBLEMATIZAR FENÔMENOS RELATIVOS À IDENTIDADE
BRASILEIRA, BEM COMO A SUA (DES)CONSTRUÇÃO E OS SEUS SENTIDOS PARA O SENSO COMUM, AO LONGO DA
HISTÓRIA, E COMPREENDER COMO ESTA QUESTÃO SE APRESENTA NAS MENTALIDADES DOS ESTUDANTES DO ENSINO
MÉDIO PÚBLICO E, OUTROSSIM, VISLUMBRAR COMO ESTES MESMOS EDUCANDOS ADOLESCENTES TOMAM
CONSCIÊNCIA E SE COMPREENDEM IDENTITARIAMENTE. ESTAS PONDERAÇÕES EM LABOR SURGEM COMO
CONSEQUÊNCIAS DE ANÁLISES REALIZADAS EM ATIVIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID. PARA TANTO, ESTE TRABALHO USAR-SE-Á DE RACIOCÍNIOS E REPRESENTAÇÕES
HISTÓRICOS, NECESSÁRIAS, PORTANTO, PARA A INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO DESTAS ALTERCAÇÕES AINDA TÃO CARA A
ESTE PAÍS MISCIGENADO. PARA A HISTORICIZAÇÃO, ENTRETANTO, É PLAUSÍVEL COLOCAR EM ARGUIÇÃO O CONTEXTO
ÍMPAR DA GRANDE DIVERSIDADE E PLURALIDADE QUE SÃO OS ASPECTOS, SIMBÓLICOS E CONCRETOS, DE UMA
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA – UNILAB – E QUE CONTRIBUI
PARA TERRITORIALIZAR UMA CIDADE QUE, DE TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE ÂMBITO NACIONAL, E ATÉ INTERNACIONAL, É
PEQUENA E ISSO REAGE E REFLETE INTERNAMENTE NO MUNICÍPIO E EM TODA A REGIÃO CIRCUNVIZINHA.