Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO PARA O PLANEJAMENTO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavra-chaves: PEDAGOGO, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, PLANEJAMENTO CURRICULAR Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59701
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4193
    "inscrito_id" => 8955
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO PARA O PLANEJAMENTO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO APRESENTA O RESULTADO DA ETAPA EXPLORATÓRIA DO PROJETO DE PESQUISA DE MESMO TÍTULO, DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFPE. NELE DISCORREMOS ACERCA DE QUEM É O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS, DANDO DESTAQUE AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROFISSIONAL EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. QUANTO AO PROCESSO METODOLÓGICO, ESTE SE CONSTITUI COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, SENDO REALIZADA ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E ESTUDO EXPLORATÓRIO. PARA A COMPOSIÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO, UTILIZAMOS ESTUDOS DE LIBÂNEO (2010), FRANCO (2016), PINTO (2011), BRANDT ET AL.  (2014), MACHADO (2010), RAMOS (2014), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, SENDO ESTE UM ARTICULADOR DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS E QUE ESTE CONTRIBUI PARA O PLANEJAMENTO CURRICULAR, UMA VEZ QUE PARTICIPA DE TODO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, TRAZENDO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DOS DIFERENTES SETORES CORRELATOS, COM DESTAQUE PARA OS DOCENTES, PELO FATO DO CURRÍCULO SER UM DOCUMENTO QUE EMBASA PRÁTICA DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGO, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, PLANEJAMENTO CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID8955_26092019114209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA SILVA"
    "autor_email" => "luciana.bs85@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59701
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4193
    "inscrito_id" => 8955
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO PARA O PLANEJAMENTO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO APRESENTA O RESULTADO DA ETAPA EXPLORATÓRIA DO PROJETO DE PESQUISA DE MESMO TÍTULO, DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFPE. NELE DISCORREMOS ACERCA DE QUEM É O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS, DANDO DESTAQUE AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROFISSIONAL EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. QUANTO AO PROCESSO METODOLÓGICO, ESTE SE CONSTITUI COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, SENDO REALIZADA ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E ESTUDO EXPLORATÓRIO. PARA A COMPOSIÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO, UTILIZAMOS ESTUDOS DE LIBÂNEO (2010), FRANCO (2016), PINTO (2011), BRANDT ET AL.  (2014), MACHADO (2010), RAMOS (2014), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, SENDO ESTE UM ARTICULADOR DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS E QUE ESTE CONTRIBUI PARA O PLANEJAMENTO CURRICULAR, UMA VEZ QUE PARTICIPA DE TODO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, TRAZENDO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DOS DIFERENTES SETORES CORRELATOS, COM DESTAQUE PARA OS DOCENTES, PELO FATO DO CURRÍCULO SER UM DOCUMENTO QUE EMBASA PRÁTICA DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGO, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, PLANEJAMENTO CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID8955_26092019114209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA SILVA"
    "autor_email" => "luciana.bs85@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO APRESENTA O RESULTADO DA ETAPA EXPLORATÓRIA DO PROJETO DE PESQUISA DE MESMO TÍTULO, DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFPE. NELE DISCORREMOS ACERCA DE QUEM É O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS, DANDO DESTAQUE AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROFISSIONAL EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. QUANTO AO PROCESSO METODOLÓGICO, ESTE SE CONSTITUI COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, SENDO REALIZADA ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E ESTUDO EXPLORATÓRIO. PARA A COMPOSIÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO, UTILIZAMOS ESTUDOS DE LIBÂNEO (2010), FRANCO (2016), PINTO (2011), BRANDT ET AL. (2014), MACHADO (2010), RAMOS (2014), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, SENDO ESTE UM ARTICULADOR DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS E QUE ESTE CONTRIBUI PARA O PLANEJAMENTO CURRICULAR, UMA VEZ QUE PARTICIPA DE TODO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, TRAZENDO CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DOS DIFERENTES SETORES CORRELATOS, COM DESTAQUE PARA OS DOCENTES, PELO FATO DO CURRÍCULO SER UM DOCUMENTO QUE EMBASA PRÁTICA DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.