Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 247
DIAGNÓSTICO DO CONTEÚDO E O USO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DA GENÉTICA E DO DNA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.

Palavra-chaves: ENSINO DE GENÉTICA;, DNA;, RECURSO METODOLÓGICO. Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA É DE FORMAR CIDADÃOS, E O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA TEM UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NESSA TAREFA. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA PROPOSTA VEM SE ALIAR ÀS DEMANDAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATUAL, BUSCANDO INVESTIGAR SE TEM SIDO EXECUTADO DE FORMA A CONDUZIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ATUALIZADO NOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E DNA, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO GENÉTICA SER ABORDADA APROPRIADAMENTE, DE FORMA SISTÊMICA, TRANSDISCIPLINAR, CONTEXTUALIZADA E EFICIENTE NAS ESCOLAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI DIAGNOSTICAR AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS EMPREGADAS PELOS DOCENTES NO ENSINO DOS TEMAS DE GENÉTICA E DNA. PARA TANTO A PRESENTE INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM TURMAS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. PARA CONTEMPLAR A PESQUISA ESCOLHEU-SE A ESTRATÉGIA DE OBSERVAÇÃO DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA. A OBSERVAÇÃO FOI GUIADA POR ROTEIROS PRÉ-ESTABELECIDOS, SUPORTADOS PELOS PCNS E AUTORES DA ÁREA. FOI DIAGNOSTICADO O USO FREQUENTE DE RECURSOS MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, EXERCÍCIOS DO LIVRO E OUTROS E O USO DE SEMINÁRIOS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. ALGUNS DESTES RECURSOS NÃO FORAM CONDUZIDOS DE MANEIRA SATISFATÓRIA. ALÉM DISSO, OS MÉTODOS AVALIATIVOS FORAM EXECUTADOS, EM SUA MAIORIA, DE FORMA INEFICIENTE PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM PREVISTO PELOS PCNS. ALGUNS PROFESSORES SE PREOCUPARAM EM CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO APRESENTADO, COM CERTO DOMÍNIO DE CONTEÚDO. CONCLUÍMOS QUE O ENSINO TRADICIONAL DE BIOLOGIA PREVALECE NAS ESCOLAS ANALISADAS, INTERROMPENDO AS DEMANDAS ATUAIS DO ENSINO/APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.