DIAGNÓSTICO DO CONTEÚDO E O USO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DA GENÉTICA E DO DNA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59870 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1498 "inscrito_id" => 6597 "titulo" => "DIAGNÓSTICO DO CONTEÚDO E O USO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DA GENÉTICA E DO DNA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI." "resumo" => "UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA É DE FORMAR CIDADÃOS, E O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA TEM UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NESSA TAREFA. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA PROPOSTA VEM SE ALIAR ÀS DEMANDAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATUAL, BUSCANDO INVESTIGAR SE TEM SIDO EXECUTADO DE FORMA A CONDUZIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ATUALIZADO NOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E DNA, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO GENÉTICA SER ABORDADA APROPRIADAMENTE, DE FORMA SISTÊMICA, TRANSDISCIPLINAR, CONTEXTUALIZADA E EFICIENTE NAS ESCOLAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI DIAGNOSTICAR AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS EMPREGADAS PELOS DOCENTES NO ENSINO DOS TEMAS DE GENÉTICA E DNA. PARA TANTO A PRESENTE INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM TURMAS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. PARA CONTEMPLAR A PESQUISA ESCOLHEU-SE A ESTRATÉGIA DE OBSERVAÇÃO DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA. A OBSERVAÇÃO FOI GUIADA POR ROTEIROS PRÉ-ESTABELECIDOS, SUPORTADOS PELOS PCNS E AUTORES DA ÁREA. FOI DIAGNOSTICADO O USO FREQUENTE DE RECURSOS MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, EXERCÍCIOS DO LIVRO E OUTROS E O USO DE SEMINÁRIOS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. ALGUNS DESTES RECURSOS NÃO FORAM CONDUZIDOS DE MANEIRA SATISFATÓRIA. ALÉM DISSO, OS MÉTODOS AVALIATIVOS FORAM EXECUTADOS, EM SUA MAIORIA, DE FORMA INEFICIENTE PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM PREVISTO PELOS PCNS. ALGUNS PROFESSORES SE PREOCUPARAM EM CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO APRESENTADO, COM CERTO DOMÍNIO DE CONTEÚDO. CONCLUÍMOS QUE O ENSINO TRADICIONAL DE BIOLOGIA PREVALECE NAS ESCOLAS ANALISADAS, INTERROMPENDO AS DEMANDAS ATUAIS DO ENSINO/APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE GENÉTICA;, DNA;, RECURSO METODOLÓGICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID6597_14082019112649.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA BRAZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANDRA BRAZ" "autor_email" => "sandrabraz0410@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59870 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1498 "inscrito_id" => 6597 "titulo" => "DIAGNÓSTICO DO CONTEÚDO E O USO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DA GENÉTICA E DO DNA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI." "resumo" => "UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA É DE FORMAR CIDADÃOS, E O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA TEM UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NESSA TAREFA. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA PROPOSTA VEM SE ALIAR ÀS DEMANDAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATUAL, BUSCANDO INVESTIGAR SE TEM SIDO EXECUTADO DE FORMA A CONDUZIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ATUALIZADO NOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E DNA, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO GENÉTICA SER ABORDADA APROPRIADAMENTE, DE FORMA SISTÊMICA, TRANSDISCIPLINAR, CONTEXTUALIZADA E EFICIENTE NAS ESCOLAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI DIAGNOSTICAR AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS EMPREGADAS PELOS DOCENTES NO ENSINO DOS TEMAS DE GENÉTICA E DNA. PARA TANTO A PRESENTE INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM TURMAS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. PARA CONTEMPLAR A PESQUISA ESCOLHEU-SE A ESTRATÉGIA DE OBSERVAÇÃO DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA. A OBSERVAÇÃO FOI GUIADA POR ROTEIROS PRÉ-ESTABELECIDOS, SUPORTADOS PELOS PCNS E AUTORES DA ÁREA. FOI DIAGNOSTICADO O USO FREQUENTE DE RECURSOS MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, EXERCÍCIOS DO LIVRO E OUTROS E O USO DE SEMINÁRIOS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. ALGUNS DESTES RECURSOS NÃO FORAM CONDUZIDOS DE MANEIRA SATISFATÓRIA. ALÉM DISSO, OS MÉTODOS AVALIATIVOS FORAM EXECUTADOS, EM SUA MAIORIA, DE FORMA INEFICIENTE PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM PREVISTO PELOS PCNS. ALGUNS PROFESSORES SE PREOCUPARAM EM CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO APRESENTADO, COM CERTO DOMÍNIO DE CONTEÚDO. CONCLUÍMOS QUE O ENSINO TRADICIONAL DE BIOLOGIA PREVALECE NAS ESCOLAS ANALISADAS, INTERROMPENDO AS DEMANDAS ATUAIS DO ENSINO/APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE GENÉTICA;, DNA;, RECURSO METODOLÓGICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID6597_14082019112649.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA BRAZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANDRA BRAZ" "autor_email" => "sandrabraz0410@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }