Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIAGNÓSTICO DO CONTEÚDO E O USO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DA GENÉTICA E DO DNA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.

Palavra-chaves: ENSINO DE GENÉTICA;, DNA;, RECURSO METODOLÓGICO. Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59870
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1498
    "inscrito_id" => 6597
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DO CONTEÚDO E O USO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DA GENÉTICA E DO DNA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI."
    "resumo" => "UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA É DE FORMAR CIDADÃOS, E O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA TEM UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NESSA TAREFA. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA PROPOSTA VEM SE ALIAR ÀS DEMANDAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATUAL, BUSCANDO INVESTIGAR SE TEM SIDO EXECUTADO DE FORMA A CONDUZIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ATUALIZADO NOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E DNA, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO GENÉTICA SER ABORDADA APROPRIADAMENTE, DE FORMA SISTÊMICA, TRANSDISCIPLINAR, CONTEXTUALIZADA E EFICIENTE NAS ESCOLAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI DIAGNOSTICAR AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS EMPREGADAS PELOS DOCENTES NO ENSINO DOS TEMAS DE GENÉTICA E DNA. PARA TANTO A PRESENTE INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM TURMAS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. PARA CONTEMPLAR A PESQUISA ESCOLHEU-SE A ESTRATÉGIA DE OBSERVAÇÃO DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA. A OBSERVAÇÃO FOI GUIADA POR ROTEIROS PRÉ-ESTABELECIDOS, SUPORTADOS PELOS PCNS E AUTORES DA ÁREA. FOI DIAGNOSTICADO O USO FREQUENTE DE RECURSOS MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, EXERCÍCIOS DO LIVRO E OUTROS E O USO DE SEMINÁRIOS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. ALGUNS DESTES RECURSOS NÃO FORAM CONDUZIDOS DE MANEIRA SATISFATÓRIA. ALÉM DISSO, OS MÉTODOS AVALIATIVOS FORAM EXECUTADOS, EM SUA MAIORIA, DE FORMA INEFICIENTE PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM PREVISTO PELOS PCNS. ALGUNS PROFESSORES SE PREOCUPARAM EM CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO APRESENTADO, COM CERTO DOMÍNIO DE CONTEÚDO. CONCLUÍMOS QUE O ENSINO TRADICIONAL DE BIOLOGIA PREVALECE NAS ESCOLAS ANALISADAS, INTERROMPENDO AS DEMANDAS ATUAIS DO ENSINO/APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GENÉTICA;, DNA;, RECURSO METODOLÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID6597_14082019112649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA BRAZ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA BRAZ"
    "autor_email" => "sandrabraz0410@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59870
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1498
    "inscrito_id" => 6597
    "titulo" => "DIAGNÓSTICO DO CONTEÚDO E O USO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DA GENÉTICA E DO DNA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI."
    "resumo" => "UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA É DE FORMAR CIDADÃOS, E O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA TEM UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NESSA TAREFA. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA PROPOSTA VEM SE ALIAR ÀS DEMANDAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATUAL, BUSCANDO INVESTIGAR SE TEM SIDO EXECUTADO DE FORMA A CONDUZIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ATUALIZADO NOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E DNA, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO GENÉTICA SER ABORDADA APROPRIADAMENTE, DE FORMA SISTÊMICA, TRANSDISCIPLINAR, CONTEXTUALIZADA E EFICIENTE NAS ESCOLAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI DIAGNOSTICAR AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS EMPREGADAS PELOS DOCENTES NO ENSINO DOS TEMAS DE GENÉTICA E DNA. PARA TANTO A PRESENTE INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM TURMAS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. PARA CONTEMPLAR A PESQUISA ESCOLHEU-SE A ESTRATÉGIA DE OBSERVAÇÃO DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA. A OBSERVAÇÃO FOI GUIADA POR ROTEIROS PRÉ-ESTABELECIDOS, SUPORTADOS PELOS PCNS E AUTORES DA ÁREA. FOI DIAGNOSTICADO O USO FREQUENTE DE RECURSOS MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, EXERCÍCIOS DO LIVRO E OUTROS E O USO DE SEMINÁRIOS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. ALGUNS DESTES RECURSOS NÃO FORAM CONDUZIDOS DE MANEIRA SATISFATÓRIA. ALÉM DISSO, OS MÉTODOS AVALIATIVOS FORAM EXECUTADOS, EM SUA MAIORIA, DE FORMA INEFICIENTE PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM PREVISTO PELOS PCNS. ALGUNS PROFESSORES SE PREOCUPARAM EM CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO APRESENTADO, COM CERTO DOMÍNIO DE CONTEÚDO. CONCLUÍMOS QUE O ENSINO TRADICIONAL DE BIOLOGIA PREVALECE NAS ESCOLAS ANALISADAS, INTERROMPENDO AS DEMANDAS ATUAIS DO ENSINO/APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GENÉTICA;, DNA;, RECURSO METODOLÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID6597_14082019112649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA BRAZ DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA BRAZ"
    "autor_email" => "sandrabraz0410@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA É DE FORMAR CIDADÃOS, E O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA TEM UMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NESSA TAREFA. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA PROPOSTA VEM SE ALIAR ÀS DEMANDAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS ATUAL, BUSCANDO INVESTIGAR SE TEM SIDO EXECUTADO DE FORMA A CONDUZIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ATUALIZADO NOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E DNA, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO GENÉTICA SER ABORDADA APROPRIADAMENTE, DE FORMA SISTÊMICA, TRANSDISCIPLINAR, CONTEXTUALIZADA E EFICIENTE NAS ESCOLAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI DIAGNOSTICAR AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS EMPREGADAS PELOS DOCENTES NO ENSINO DOS TEMAS DE GENÉTICA E DNA. PARA TANTO A PRESENTE INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA EM TURMAS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. PARA CONTEMPLAR A PESQUISA ESCOLHEU-SE A ESTRATÉGIA DE OBSERVAÇÃO DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA. A OBSERVAÇÃO FOI GUIADA POR ROTEIROS PRÉ-ESTABELECIDOS, SUPORTADOS PELOS PCNS E AUTORES DA ÁREA. FOI DIAGNOSTICADO O USO FREQUENTE DE RECURSOS MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, EXERCÍCIOS DO LIVRO E OUTROS E O USO DE SEMINÁRIOS COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. ALGUNS DESTES RECURSOS NÃO FORAM CONDUZIDOS DE MANEIRA SATISFATÓRIA. ALÉM DISSO, OS MÉTODOS AVALIATIVOS FORAM EXECUTADOS, EM SUA MAIORIA, DE FORMA INEFICIENTE PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM PREVISTO PELOS PCNS. ALGUNS PROFESSORES SE PREOCUPARAM EM CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO APRESENTADO, COM CERTO DOMÍNIO DE CONTEÚDO. CONCLUÍMOS QUE O ENSINO TRADICIONAL DE BIOLOGIA PREVALECE NAS ESCOLAS ANALISADAS, INTERROMPENDO AS DEMANDAS ATUAIS DO ENSINO/APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.