Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA BIOLOGIA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS DE ENSINO, JOGOS DIDÁTICOS, PRÁTICA PEDAGÓGICAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, CARACTERIZANDO-SE COMO UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA POR SER LÚDICO DINÂMICO E UMA VIÁVEL ALTERNATIVA PARA AUXILIA OS DOCENTES NO DIA A DIA DA PRÁTICA DE SUA PROFISSÃO, ALÉM DE POSSIBILITAR UM ESTUDO MAIS PRAZEROSO E SIGNIFICATIVO AOS ESTUDANTES. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR COM BASE NA LITERATURA E NA APLICAÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO, COMO O MESMO, PODE TER POTENCIAL EDUCATIVO E SE MOSTRAR UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O JOGO DA VELHA 3D FOI PRODUZIDO POR ESTUDANTES DO PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) CAMPUS PARNAÍBA COM O INTUITO DE TORNAR O CONTEÚDO DE BOTÂNICA MAIS FÁCIL E ATRAENTE PARA OS ALUNOS. A ATIVIDADE FOI REALIZADA NA ESCOLA ESCOLA ESTADUAL CETI-LIMA REBELO, LOCALIZADA NA CIDADE DE PARNAÍBA PI COM ESTUDANTES DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO. AO FINAL DA APLICAÇÃO DO JOGO, OS RESULTADOS FORAM BASTANTE SATISFATÓRIOS, POIS OS ALUNOS RECEBERAM BEM A ATIVIDADE PROPOSTA E MOSTRARAM COMPREENDER O CONTEÚDO AO MESMO TEMPO EM QUE SE DIVERTIAM. ALÉM DISSO, ELES PUDERAM DESENVOLVER UM BOM TRABALHO EM EQUIPE, TROCAR IDEIAS, FAZEREM QUESTIONAMENTO SOBRE O CONTEÚDO PROMOVENDO A ELES UM APRENDIZADO MÚTUO.

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