ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE AS VOZES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NOS DIZEM SOBRE ISSO?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58974 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4093 "inscrito_id" => 3036 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE AS VOZES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NOS DIZEM SOBRE ISSO?" "resumo" => "O TERMO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) TEM REPERCUTIDO NOS ESPAÇOS ESCOLARES, DESDE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ATÉ SUAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA. CHASSOT (2000), EM SEUS ESTUDOS, NOS FALA QUE O TERMO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, REPRESENTA O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS QUE FACILITARIAM AOS HOMENS E MULHERES FAZER UMA LEITURA DO MUNDO ONDE VIVEM. O TRABALHO FOI ELABORADO COM INTUITO DE INVESTIGAR O QUE OS PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO, DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I ENTENDEM POR ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, COMO SUA FORMAÇÃO INICIAL CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS E QUAIS OS BENEFÍCIOS SUA PRÁTICA, COM O ENSINO DE CIÊNCIAS, TRAZ PARA SALA DE AULA. O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES FOI ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM AS DOCENTES. O TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO NA CIDADE DE SÃO LUIS – MA. COM A PESQUISA, PODEMOS SINALIZAR AO ATENTARMOS ÀS RESPOSTAS DAS PROFESSORAS QUE O TERMO AC AINDA NÃO ESTÁ FAMILIARIZADO EM SEUS REPERTÓRIOS. CONTUDO, TRÊS DE CINCO PROFESSORAS ENTREVISTADAS CONSEGUEM DÁ DEFINIÇÃO AO TERMO. HÁ PRÁTICAS VOLTADAS PARA AS VIVÊNCIAS E REALIZAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS, PARA QUE O ALUNO COMPREENDA O QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO E CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO ESTUDADO COM SUA REALIDADE. A PESQUISA RESULTOU EM IDEIAS DE COMO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SE APRESENTA NESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CONCORDAMOS, QUE PARA TORNAR MAIS EXPLICITA A PERCEPÇÃO DE COMO A AC MOTIVA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIDADÃOS, É ADEQUADO CONHECERMOS A VISÃO, SOBRE CIÊNCIA, APRESENTADA PELOS ALUNOS QUE FAZEM PARTE DO CORPO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3036_26092019010317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN SILVA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "HELLEN CARNEIRO" "autor_email" => "hellensl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58974 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4093 "inscrito_id" => 3036 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE AS VOZES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NOS DIZEM SOBRE ISSO?" "resumo" => "O TERMO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) TEM REPERCUTIDO NOS ESPAÇOS ESCOLARES, DESDE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ATÉ SUAS VIVÊNCIAS EM SALA DE AULA. CHASSOT (2000), EM SEUS ESTUDOS, NOS FALA QUE O TERMO ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, REPRESENTA O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS QUE FACILITARIAM AOS HOMENS E MULHERES FAZER UMA LEITURA DO MUNDO ONDE VIVEM. O TRABALHO FOI ELABORADO COM INTUITO DE INVESTIGAR O QUE OS PROFESSORES DO 1º AO 5º ANO, DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I ENTENDEM POR ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, COMO SUA FORMAÇÃO INICIAL CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS E QUAIS OS BENEFÍCIOS SUA PRÁTICA, COM O ENSINO DE CIÊNCIAS, TRAZ PARA SALA DE AULA. O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES FOI ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM AS DOCENTES. O TRABALHO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO NA CIDADE DE SÃO LUIS – MA. COM A PESQUISA, PODEMOS SINALIZAR AO ATENTARMOS ÀS RESPOSTAS DAS PROFESSORAS QUE O TERMO AC AINDA NÃO ESTÁ FAMILIARIZADO EM SEUS REPERTÓRIOS. CONTUDO, TRÊS DE CINCO PROFESSORAS ENTREVISTADAS CONSEGUEM DÁ DEFINIÇÃO AO TERMO. HÁ PRÁTICAS VOLTADAS PARA AS VIVÊNCIAS E REALIZAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS, PARA QUE O ALUNO COMPREENDA O QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO E CONTEXTUALIZAR O CONTEÚDO ESTUDADO COM SUA REALIDADE. A PESQUISA RESULTOU EM IDEIAS DE COMO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SE APRESENTA NESSE ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CONCORDAMOS, QUE PARA TORNAR MAIS EXPLICITA A PERCEPÇÃO DE COMO A AC MOTIVA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIDADÃOS, É ADEQUADO CONHECERMOS A VISÃO, SOBRE CIÊNCIA, APRESENTADA PELOS ALUNOS QUE FAZEM PARTE DO CORPO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3036_26092019010317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN SILVA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "HELLEN CARNEIRO" "autor_email" => "hellensl@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }