O USO DO JOGO DOQUÍMICA, UMA ADAPTAÇÃO DO DOMINÓ, PARA O AUXÍLIO NA INTRODUÇÃO À LIGAÇÕES COVALENTES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61778 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4863 "inscrito_id" => 6601 "titulo" => "O USO DO JOGO DOQUÍMICA, UMA ADAPTAÇÃO DO DOMINÓ, PARA O AUXÍLIO NA INTRODUÇÃO À LIGAÇÕES COVALENTES" "resumo" => "DE ACORDO COM O CENÁRIO ATUAL NAS ESCOLAS ESTÁ CADA VEZ MAIS EVIDENTE A NECESSIDADE DE RENOVAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO, ASSIM ESTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS OS DE CRIAR E CONFECCIONAR O JOGO DOQUÍMICA, COM INTUITO DE SER UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES COM A INTRODUÇÃO E REVISÃO DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES COVALENTES E APLICÁ-LO COMO UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA E DESCONTRAÍDA, TORNANDO A AULA MAIS PRAZEROSA E DIVERTIDA AOS ALUNOS. O JOGO ESTIMULA A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS ALUNOS EM PARALELO UMA REVISÃO DO CONTEÚDO. O JOGO É DE FÁCIL ACESSO, PRODUZIDO POR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E PERMITINDO UMA DIVERSIFICAÇÃO EM SEUS MATERIAIS, NECESSITA DE POUCA MÃO DE OBRA EM SUA PRODUÇÃO PODENDO ASSIM SER FABRICADO PELOS ALUNOS, PROPORCIONANDO UMA INTERCAMBIALIDADE ENTRE MATÉRIAS, O JOGO É UMA EXCELENTE ESCOLHA AOS PROFESSORES DEVIDO A SUA METODOLOGIA E REGRAS SIMPLES, COMO JOGAR UM DOMINÓ NUMÉRICO, FACILITANDO ASSIM A COMPREENSÃO DOS JOVENS, O DOCENTE PODERÁ OPTAR EM APLICAR O JOGO COMO UM AUXÍLIO A INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO OU COMO UMA FERRAMENTA PARA REVISÃO. DE ACORDO COM OS RESULTADOS OBTIDOS O JOGO TEVE UMA EXCELENTE ACEITAÇÃO POR PARTES DOS ALUNOS, SENDO ASSIM O JOGO DEMONSTROU-SE UM INSTRUMENTO EFICIENTE AOS PROFESSORES DEVIDO SER UMA FERRAMENTA ACESSÍVEL, COM UMA DIDÁTICA SIMPLES E DE FÁCIL COMPREENSÃO PROPORCIONANDO UMA AULA PRAZEROSA TANTO AO ALUNO COMO AO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, LIGAÇÕES COVALENTES, DOQUÍMICA, ADAPTAÇÃO DOMINÓ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID6601_26092019235752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MACÁRIO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ANTONIO MACÁRIO" "autor_email" => "williamgdias15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61778 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4863 "inscrito_id" => 6601 "titulo" => "O USO DO JOGO DOQUÍMICA, UMA ADAPTAÇÃO DO DOMINÓ, PARA O AUXÍLIO NA INTRODUÇÃO À LIGAÇÕES COVALENTES" "resumo" => "DE ACORDO COM O CENÁRIO ATUAL NAS ESCOLAS ESTÁ CADA VEZ MAIS EVIDENTE A NECESSIDADE DE RENOVAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO, ASSIM ESTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS OS DE CRIAR E CONFECCIONAR O JOGO DOQUÍMICA, COM INTUITO DE SER UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES COM A INTRODUÇÃO E REVISÃO DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES COVALENTES E APLICÁ-LO COMO UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA E DESCONTRAÍDA, TORNANDO A AULA MAIS PRAZEROSA E DIVERTIDA AOS ALUNOS. O JOGO ESTIMULA A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS ALUNOS EM PARALELO UMA REVISÃO DO CONTEÚDO. O JOGO É DE FÁCIL ACESSO, PRODUZIDO POR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E PERMITINDO UMA DIVERSIFICAÇÃO EM SEUS MATERIAIS, NECESSITA DE POUCA MÃO DE OBRA EM SUA PRODUÇÃO PODENDO ASSIM SER FABRICADO PELOS ALUNOS, PROPORCIONANDO UMA INTERCAMBIALIDADE ENTRE MATÉRIAS, O JOGO É UMA EXCELENTE ESCOLHA AOS PROFESSORES DEVIDO A SUA METODOLOGIA E REGRAS SIMPLES, COMO JOGAR UM DOMINÓ NUMÉRICO, FACILITANDO ASSIM A COMPREENSÃO DOS JOVENS, O DOCENTE PODERÁ OPTAR EM APLICAR O JOGO COMO UM AUXÍLIO A INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO OU COMO UMA FERRAMENTA PARA REVISÃO. DE ACORDO COM OS RESULTADOS OBTIDOS O JOGO TEVE UMA EXCELENTE ACEITAÇÃO POR PARTES DOS ALUNOS, SENDO ASSIM O JOGO DEMONSTROU-SE UM INSTRUMENTO EFICIENTE AOS PROFESSORES DEVIDO SER UMA FERRAMENTA ACESSÍVEL, COM UMA DIDÁTICA SIMPLES E DE FÁCIL COMPREENSÃO PROPORCIONANDO UMA AULA PRAZEROSA TANTO AO ALUNO COMO AO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, LIGAÇÕES COVALENTES, DOQUÍMICA, ADAPTAÇÃO DOMINÓ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID6601_26092019235752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MACÁRIO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "ANTONIO MACÁRIO" "autor_email" => "williamgdias15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }