O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA, DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA (CEAD), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI). TRAZEMOS AQUI UM ESTUDO REALIZADO NO ÂMBITO DO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED/UFPI). O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE NA LEGISLAÇÃO VIGENTE ACERCA DA EAD, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA DISTÂNCIA DO CEAD/UFPI, PARA COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA. O ESTUDO REFLETE, AINDA, SOBRE O CENÁRIO DA EAD NO BRASIL E SUA CONSOLIDAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A PESQUISA É DO TIPO DOCUMENTAL E DESCRITIVA. IDENTIFICAMOS QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EAD POSSUI UM AMPARO LEGAL, QUE A LEGITIMA, ORGANIZA E OPERACIONALIZA SUA ATUAÇÃO NO BRASIL. ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA E DA UTILIZAÇÃO DAS TIC, É POSSÍVEL SUPERAR A DISTÂNCIA NO TEMPO E ESPAÇO EM QUE ACONTECEM OS PROCESSOS FORMATIVOS NA EAD. ESSE PROCESSO É A BASE PARA A MOBILIZAÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. POR ISSO, O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DEVE OFERECER CONDIÇÕES PARA UM DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL MEDIANTE À AQUISIÇÃO DE SABERES QUE FAVOREÇAM A BUSCA POR RESPOSTAS ÀS NECESSIDADES REAIS COLOCADAS PELA AÇÃO EDUCATIVA, SEJA FORMAL OU INFORMAL. ATRAVÉS DAS REFLEXÕES PROPOSTAS, A PESQUISA SURGE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA EAD, EM MEIO AS CRÍTICAS RECEBIDAS POR ESSE MODELO DE FORMAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL.