ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE, A QUAL INTITULAMOS PROGRAMATICANDO, EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL ATIVIDADE FOI FEITA COMO FORMA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PROF. ITAN PEREIRA, EM CAMPINA GRANDE-PB, POR MEIO DO PIBID. ASSIM, UTILIZAMOS A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA APLICAR E VERIFICAR FÓRMULAS MATEMÁTICAS. PARA ISSO, INICIALMENTE FIZEMOS ALGUMAS SONDAGENS NA TURMA PARA SABER A AFINIDADE DOS ALUNOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, O NÍVEL DE INTERESSE DOS MESMOS COM A ATIVIDADE PROPOSTA E TAMBÉM SUAS PRINCIPAIS DÚVIDAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. PERCEBENDO O INTERESSE DA TURMA COM A ATIVIDADE PROPOSTA, INTRODUZIMOS AOS ALUNOS O CONCEITO DE ALGORITMO E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. EM SEGUIDA, ENSINAMOS ALGUNS COMANDOS DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PASCAL E FIZEMOS COM OS ALUNOS A APLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS. TAIS APLICAÇÕES ENVOLVERAM ESPECIALMENTE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA PLANA E FORAM FEITAS NO APLICATIVO PASCALZIM, QUE É UM AMBIENTE ONDE SE PODE PROGRAMAR NA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PASCAL. COM A FINALIZAÇÃO DE NOSSAS ATIVIDADES, NOTAMOS UM MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS PELA MATEMÁTICA, POIS TIVERAM QUE ESTRUTURAR FÓRMULAS EM CÓDIGOS DE PROGRAMAÇÃO, ALGO QUE JÁ DESPERTAVA A CURIOSIDADE DE MUITOS DELES. DESSA FORMA, COMO SUGERE A BNCC, VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA DE INTRODUZIR UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO, TANTO PELA DEMANDA TECNOLÓGICA ATUAL, QUANTO PELO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO QUE O ATO DE PROGRAMAR PROPORCIONA.