ROCHA, Caio Ferreira et al.. O uso do facebook na educação: repercussões colaborativas. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61770>. Acesso em: 23/12/2024 00:45
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO TECER CONSIDERAÇÕES CRÍTICO-ANALÍTICAS SOBRE AS POSSIBILIDADES E PROBLEMÁTICAS, NO CAMPO PEDAGÓGICO, DO USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA OTIMIZAR PROCESSOS EDUCATIVOS DESENVOLVIDOS FRENTE À DISCIPLINA DE HISTÓRIA. ESTA FERRAMENTA INTERATIVA, EMBORA NÃO TENHA SIDO CONCEBIDA COM FINALIDADE EDUCACIONAL PODE SER USADA PARA IMPLEMENTAR NOVAS RELAÇÕES DE CONSTRUÇÃO DE SABERES UMA VEZ QUE DISPÕE DE RECURSOS DIGITAIS QUE PERMITEM EXECUTAR ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS E ATIVIDADES EM GRUPOS VIRTUAIS. A PESQUISA QUE DÁ BASE A ESTE ESTUDO FOI REALIZADA NO ANO LETIVO DE 2018 COM TRÊS TURMAS DO ENSINO MÉDIO DO TURNO VESPERTINO: 2ºI, J E K. IDENTIFICA-SE A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DOCENTE REALIZADA NA REFERIDA REDE SOCIAL QUE SÃO OFERECIDAS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO SÍNCRONA E ASSÍNCRONA ENTRE ESTUDANTES E ALUNOS E SUSCITAM UMA REFLEXÃO SOBRE OS USOS DA TECNOLOGIA PARA OTIMIZAR AS TEIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COLABORATIVAS.