Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO CURRICULAR: IMPACTO SOBRE OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE CAMPUS RECIFE

Palavra-chaves: CURRÍCULO, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60355
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2949
    "inscrito_id" => 12086
    "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR: IMPACTO SOBRE OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE CAMPUS RECIFE"
    "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SE CONSOLIDA COMO IMPORTANTE AGENTE FORMADOR DA PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO DO ESTUDANTE. MEDIANTE SUA RELEVÂNCIA, PRETENDEMOS REFLETIR SOBRE O IMPACTO QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO TEM NO CURRÍCULO DO CURSO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, ANALISANDO OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCS), COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NAS UNIVERSIDADES, É A LICENCIATURA QUE TEM A ATRIBUIÇÃO DE ATUAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA TAL PROPÓSITO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OCASIONALMENTE, O ESTÁGIO É VISTO APENAS COMO UM MOMENTO DE REPRODUÇÃO DA TEORIA VISTA EM AULA, SEM QUE SEJA CONSIDERADO COMO ATIVIDADE PRIVILEGIADA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE FUTURAMENTE PODERÃO SER RELEVANTES NOS NOVOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM NA COMPLEXIDADE DO CONTEXTO EDUCACIONAL. É POR MEIO DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO QUE ENCONTRAREMOS A VISÃO NECESSÁRIA PARA COMPREENSÃO DO CONTATO ENTRE O FUTURO PROFESSOR E O ESPAÇO ESCOLAR, ESTABELECENDO O VERDADEIRO PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, CONCRETIZADA NAS TEMÁTICAS ESCOLHIDAS PARA OS TCCS. NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É COMPREENDER O IMPACTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SOBRE OS TCCS E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. NESSA PERSPECTIVA, REALIZAMOS ANÁLISES TANTO NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS QUANTO NOS TCCS PUBLICADOS PARA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DOCENTE E AS VIVÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO. ESPERAMOS A PARTIR DOS RESULTADOS CONTRIBUÍR PARA A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS OFERTADA NO CURSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID12086_04092019233831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA BARBOSA DE FRANÇA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA FRANÇA "
    "autor_email" => "leeh1418@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60355
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2949
    "inscrito_id" => 12086
    "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR: IMPACTO SOBRE OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE CAMPUS RECIFE"
    "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SE CONSOLIDA COMO IMPORTANTE AGENTE FORMADOR DA PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO DO ESTUDANTE. MEDIANTE SUA RELEVÂNCIA, PRETENDEMOS REFLETIR SOBRE O IMPACTO QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO TEM NO CURRÍCULO DO CURSO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, ANALISANDO OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCS), COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NAS UNIVERSIDADES, É A LICENCIATURA QUE TEM A ATRIBUIÇÃO DE ATUAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA TAL PROPÓSITO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OCASIONALMENTE, O ESTÁGIO É VISTO APENAS COMO UM MOMENTO DE REPRODUÇÃO DA TEORIA VISTA EM AULA, SEM QUE SEJA CONSIDERADO COMO ATIVIDADE PRIVILEGIADA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE FUTURAMENTE PODERÃO SER RELEVANTES NOS NOVOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM NA COMPLEXIDADE DO CONTEXTO EDUCACIONAL. É POR MEIO DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO QUE ENCONTRAREMOS A VISÃO NECESSÁRIA PARA COMPREENSÃO DO CONTATO ENTRE O FUTURO PROFESSOR E O ESPAÇO ESCOLAR, ESTABELECENDO O VERDADEIRO PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, CONCRETIZADA NAS TEMÁTICAS ESCOLHIDAS PARA OS TCCS. NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É COMPREENDER O IMPACTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SOBRE OS TCCS E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. NESSA PERSPECTIVA, REALIZAMOS ANÁLISES TANTO NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS QUANTO NOS TCCS PUBLICADOS PARA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DOCENTE E AS VIVÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO. ESPERAMOS A PARTIR DOS RESULTADOS CONTRIBUÍR PARA A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS OFERTADA NO CURSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID12086_04092019233831.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA BARBOSA DE FRANÇA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA FRANÇA "
    "autor_email" => "leeh1418@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SE CONSOLIDA COMO IMPORTANTE AGENTE FORMADOR DA PRÁTICA DOCENTE NA GRADUAÇÃO DO ESTUDANTE. MEDIANTE SUA RELEVÂNCIA, PRETENDEMOS REFLETIR SOBRE O IMPACTO QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO TEM NO CURRÍCULO DO CURSO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE E NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, ANALISANDO OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCS), COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. NAS UNIVERSIDADES, É A LICENCIATURA QUE TEM A ATRIBUIÇÃO DE ATUAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA TAL PROPÓSITO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. OCASIONALMENTE, O ESTÁGIO É VISTO APENAS COMO UM MOMENTO DE REPRODUÇÃO DA TEORIA VISTA EM AULA, SEM QUE SEJA CONSIDERADO COMO ATIVIDADE PRIVILEGIADA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE FUTURAMENTE PODERÃO SER RELEVANTES NOS NOVOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM NA COMPLEXIDADE DO CONTEXTO EDUCACIONAL. É POR MEIO DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO QUE ENCONTRAREMOS A VISÃO NECESSÁRIA PARA COMPREENSÃO DO CONTATO ENTRE O FUTURO PROFESSOR E O ESPAÇO ESCOLAR, ESTABELECENDO O VERDADEIRO PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, CONCRETIZADA NAS TEMÁTICAS ESCOLHIDAS PARA OS TCCS. NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É COMPREENDER O IMPACTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SOBRE OS TCCS E A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. NESSA PERSPECTIVA, REALIZAMOS ANÁLISES TANTO NOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS QUANTO NOS TCCS PUBLICADOS PARA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICA DOCENTE E AS VIVÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO. ESPERAMOS A PARTIR DOS RESULTADOS CONTRIBUÍR PARA A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS OFERTADA NO CURSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.