DIANTE DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, FAZ-SE NECESSÁRIO A INCORPORAÇÃO DESTAS NAS SALAS DE AULA, PARA ASSIM, O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SER POTENCIALIZADO. POIS, A INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DAS PESSOAS, RECONFIGUROU AS PRÁTICAS E A VIDA EM SOCIEDADE, COISA QUE ACONTECEU SIMULTANEAMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. VISTO ISSO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU FAZER UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, VOLTADAS A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS. ALGUNS AUTORES, TRAZEM QUE A INCORPORAÇÃO DESTAS TECNOLOGIAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO POTENCIALIZA A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO CONHECIMENTO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TORNANDO OS ESTUDANTES SUJEITOS AUTÔNOMOS NESTA CONSTRUÇÃO. DIANTE DOS RESULTADOS ENCONTRADOS, FOI NOTÓRIO QUE DE FATO AS TECNOLOGIAS AUXILIAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E DESPERTAM O INTERESSE DOS ESTUDANTES, ENTRETANTO, NÃO É A ÚNICA FERRAMENTA PROVEDORA DE APRENDIZAGEM, POIS, FOI DESTACADO O IMPORTANTE PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO E DAS INTERAÇÕES COM OS ESTUDANTES NESTE PROCESSO.