O PRESENTE ARTIGO RELATA A EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA VIVENCIADA POR DISCENTES DAS TURMAS DE 8º ANOS DA EETI BILÍNGUE PROFESSOR DJALMA DA CUNHA BATISTA, COM O OBJETIVO DE CONHECER A LITERATURA DE CORDEL, QUE RETRATA O COTIDIANO, PROBLEMAS, POLÊMICAS, DE MANEIRA SIMPLES E COM TOM HUMORÍSTICO, PORÉM UTILIZANDO A TEMÁTICA AMBIENTAL E AMAZÔNICA. ATRAVÉS DESTE TRABALHO, COM A PESQUISA-AÇÃO E A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL BÁSICO PARA A COMPREENSÃO E REFLEXÃO DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR, É POSSÍVEL CONTRIBUIR NUMA NOVA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, BUSCANDO O LÚDICO NO APRENDIZADO E O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE NO BRASIL. NA AVALIAÇÃO FEITA PELOS PARTICIPANTES, OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS, TODA EXPERIÊNCIA TORNA-SE MUITO IMPORTANTE QUANDO O NÍVEL DE SEUS CONHECIMENTOS SÃO AMPLIADOS E NOVAS PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CIDADÃ SÃO CRIADAS, INOVANDO AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO EM SALA DE AULA E TRABALHANDO TEMAS TRANSVERSAIS DE FORMA LÚDICA E PRAZEROSA.