A LIBRAS NA LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS: DESAFIOS E REALIDADES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58598 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4937 "inscrito_id" => 1456 "titulo" => "A LIBRAS NA LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS: DESAFIOS E REALIDADES" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA REFLETE A RELAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COM A LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)/CAMPUS PIRIPIRI-PI, OBSERVANDO-SE OS DESAFIOS E REALIDADES DOS PROFESSORES FORMADORES PARA A PROMOÇÃO DO BILINGUISMO, LEVANDO EM CONTA ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA. DIANTE DESSA VISÃO, AS DISCUSSÕES FORAM NORTEADAS PELA QUESTÃO-PROBLEMA: QUE DESAFIOS E REALIDADES OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS DA UESPI/CAMPUS PIRIPIRI-PI ENFRENTAM QUANTO AO USO DA LIBRAS PELO PROFESSOR FORMADOR? PARA ISSO, BUSCOU-SE VERIFICAR O PERFIL DOS PROFESSORES FORMADORES DENTRO DAS LICENCIATURAS EM LETRAS PORTUGUÊS; ENTENDER A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ESSAS DUAS LÍNGUAS E REFLETIR ACERCA DOS DESAFIOS QUE PERMEIAM A ATUAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR DE LIBRAS E DE LETRAS PORTUGUÊS. PARA AUXILIAR NA PESQUISA, UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, ALÉM DO MÉTODO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A QUAL FOI REALIZADA COM O COORDENADOR DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS DO CAMPUS, REFERENTE AO ANO DE 2018. O EMBASAMENTO TEÓRICO FOI FUNDAMENTADO EM RIBEIRO (2013), QUADROS (2004), GESSER (2009), LEI Nº 10.436/02 E O DECRETO Nº 5.626/05, ENTRE OUTROS. DESSA MANEIRA, OS RESULTADOS APONTAM SER IMPORTANTE A DIFUSÃO DA LIBRAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXITOSAS DESENVOLVIDAS DENTRO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES EM LIBRAS COM UM OLHAR PARA O BILINGUISMO, SENDO NECESSÁRIO PARA ISSO UMA CONTÍNUA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA LÍNGUA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PROFESSORES FORMADORES, LIBRAS, LETRAS PORTUGUÊS, BILINGUISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID1456_27092019224113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSUÍLA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSUÍLA" "autor_email" => "rosuyla.santos@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUM DO PIAUÍ-UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58598 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4937 "inscrito_id" => 1456 "titulo" => "A LIBRAS NA LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS: DESAFIOS E REALIDADES" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA REFLETE A RELAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COM A LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)/CAMPUS PIRIPIRI-PI, OBSERVANDO-SE OS DESAFIOS E REALIDADES DOS PROFESSORES FORMADORES PARA A PROMOÇÃO DO BILINGUISMO, LEVANDO EM CONTA ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA DE SINAIS E DA LÍNGUA PORTUGUESA. DIANTE DESSA VISÃO, AS DISCUSSÕES FORAM NORTEADAS PELA QUESTÃO-PROBLEMA: QUE DESAFIOS E REALIDADES OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS DA UESPI/CAMPUS PIRIPIRI-PI ENFRENTAM QUANTO AO USO DA LIBRAS PELO PROFESSOR FORMADOR? PARA ISSO, BUSCOU-SE VERIFICAR O PERFIL DOS PROFESSORES FORMADORES DENTRO DAS LICENCIATURAS EM LETRAS PORTUGUÊS; ENTENDER A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ESSAS DUAS LÍNGUAS E REFLETIR ACERCA DOS DESAFIOS QUE PERMEIAM A ATUAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR DE LIBRAS E DE LETRAS PORTUGUÊS. PARA AUXILIAR NA PESQUISA, UTILIZOU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO ESTUDO DE CASO, ALÉM DO MÉTODO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, A QUAL FOI REALIZADA COM O COORDENADOR DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS DO CAMPUS, REFERENTE AO ANO DE 2018. O EMBASAMENTO TEÓRICO FOI FUNDAMENTADO EM RIBEIRO (2013), QUADROS (2004), GESSER (2009), LEI Nº 10.436/02 E O DECRETO Nº 5.626/05, ENTRE OUTROS. DESSA MANEIRA, OS RESULTADOS APONTAM SER IMPORTANTE A DIFUSÃO DA LIBRAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXITOSAS DESENVOLVIDAS DENTRO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES EM LIBRAS COM UM OLHAR PARA O BILINGUISMO, SENDO NECESSÁRIO PARA ISSO UMA CONTÍNUA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA LÍNGUA DE SINAIS E LÍNGUA PORTUGUESA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PROFESSORES FORMADORES, LIBRAS, LETRAS PORTUGUÊS, BILINGUISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID1456_27092019224113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSUÍLA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSUÍLA" "autor_email" => "rosuyla.santos@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUM DO PIAUÍ-UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }