Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: AVALIAÇÃO A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO- APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      DESTE MODO A PESQUISA APRESENTA À PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO QUE TENHA NOVAS CARACTERÍSTICAS CUJO\r\n
      OBJETIVO PRINCIPAL SEJA AUXILIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO DE QUÍMICA É NOTÓRIA A EXISTÊNCIA DE\r\n
      PRATICAS EDUCACIONAIS COM ÊNFASE NA PRIMEIRA GERAÇÃO DA AVALIAÇÃO, CHAMADA DE GERAÇÃO DA MEDIDA,\r\n
      ONDE O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES É MENSURADO ATRAVÉS DE UMA NOTA, COM MUITA REPRODUÇÃO E\r\n
      MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS, ISSO FAZ COM QUE A AVALIAÇÃO TORNE-SE UM MOMENTO\r\n
      QUE RETRATA SENTIMENTOS NÃO AGRADÁVEIS PARA OS ESTUDANTES, O RESULTADO MUITAS VEZES É INSATISFATÓRIO E O\r\n
      AFASTAMENTO DOS ESTUDANTES NESTA ÁREA POR CONSEQUÊNCIA DESTES RESULTADOS. A PROPOSTA DE UMA\r\n
      AVALIAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA, A AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, QUE POSSUI TRÊS PRESSUPOSTOS E OITO\r\n
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      OS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY, DESDE ENTÃO AS IDÉIAS PRÉVIAS DOS ESTUDANTES COLABORAM PARA O\r\n
      SURGIMENTO DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM MAIS SIGNIFICADO, COM O INTUITO DE TORNAR CADA VEZ TER\r\n
      MAIS PRÓXIMO O ENSINO DE QUÍMICA QUANTO À AVALIAÇÃO DE CADA ESTUDANTE, OBJETIVANDO DURANTE TODO O\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ATUALMENTE POUCO SE DISCUTE SOBRE AVALIAÇÃO, AO MESMO TEMPO SABE-SE QUE É UMA PARTE FUNDAMENTAL DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DA MESMA É POSSÍVEL REORIENTAR O PROCESSO. DESTE MODO A PESQUISA APRESENTA À PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO QUE TENHA NOVAS CARACTERÍSTICAS CUJO OBJETIVO PRINCIPAL SEJA AUXILIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO DE QUÍMICA É NOTÓRIA A EXISTÊNCIA DE PRATICAS EDUCACIONAIS COM ÊNFASE NA PRIMEIRA GERAÇÃO DA AVALIAÇÃO, CHAMADA DE GERAÇÃO DA MEDIDA, ONDE O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES É MENSURADO ATRAVÉS DE UMA NOTA, COM MUITA REPRODUÇÃO E MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS, ISSO FAZ COM QUE A AVALIAÇÃO TORNE-SE UM MOMENTO QUE RETRATA SENTIMENTOS NÃO AGRADÁVEIS PARA OS ESTUDANTES, O RESULTADO MUITAS VEZES É INSATISFATÓRIO E O AFASTAMENTO DOS ESTUDANTES NESTA ÁREA POR CONSEQUÊNCIA DESTES RESULTADOS. A PROPOSTA DE UMA AVALIAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA, A AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, QUE POSSUI TRÊS PRESSUPOSTOS E OITO PRINCÍPIOS. O PRINCÍPIO DA ÉTICA, DA CONFIANÇA, NEGOCIAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, COMPARTILHAMENTO, CRÍTICOREFLEXIVO, O PRINCÍPIO DA PROATIVIDADE E DO ACOLHIMENTO, ESTA AVALIAÇÃO UTILIZA COMO BASE METODOLÓGICA OS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY, DESDE ENTÃO AS IDÉIAS PRÉVIAS DOS ESTUDANTES COLABORAM PARA O SURGIMENTO DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM MAIS SIGNIFICADO, COM O INTUITO DE TORNAR CADA VEZ TER MAIS PRÓXIMO O ENSINO DE QUÍMICA QUANTO À AVALIAÇÃO DE CADA ESTUDANTE, OBJETIVANDO DURANTE TODO O PROCESSO, A FORMAÇÃO DE SERES MAIS CRÍTICOS, ARGUMENTATIVOS E REFLEXIVOS NA SOCIEDADE.

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