Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: AVALIAÇÃO A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO- APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DA MESMA É POSSÍVEL REORIENTAR O PROCESSO.\r\n
      DESTE MODO A PESQUISA APRESENTA À PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO QUE TENHA NOVAS CARACTERÍSTICAS CUJO\r\n
      OBJETIVO PRINCIPAL SEJA AUXILIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO DE QUÍMICA É NOTÓRIA A EXISTÊNCIA DE\r\n
      PRATICAS EDUCACIONAIS COM ÊNFASE NA PRIMEIRA GERAÇÃO DA AVALIAÇÃO, CHAMADA DE GERAÇÃO DA MEDIDA,\r\n
      ONDE O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES É MENSURADO ATRAVÉS DE UMA NOTA, COM MUITA REPRODUÇÃO E\r\n
      MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS, ISSO FAZ COM QUE A AVALIAÇÃO TORNE-SE UM MOMENTO\r\n
      QUE RETRATA SENTIMENTOS NÃO AGRADÁVEIS PARA OS ESTUDANTES, O RESULTADO MUITAS VEZES É INSATISFATÓRIO E O\r\n
      AFASTAMENTO DOS ESTUDANTES NESTA ÁREA POR CONSEQUÊNCIA DESTES RESULTADOS. A PROPOSTA DE UMA\r\n
      AVALIAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA, A AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, QUE POSSUI TRÊS PRESSUPOSTOS E OITO\r\n
      PRINCÍPIOS. O PRINCÍPIO DA ÉTICA, DA CONFIANÇA, NEGOCIAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, COMPARTILHAMENTO, CRÍTICOREFLEXIVO, O PRINCÍPIO DA PROATIVIDADE E DO ACOLHIMENTO, ESTA AVALIAÇÃO UTILIZA COMO BASE METODOLÓGICA\r\n
      OS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY, DESDE ENTÃO AS IDÉIAS PRÉVIAS DOS ESTUDANTES COLABORAM PARA O\r\n
      SURGIMENTO DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM MAIS SIGNIFICADO, COM O INTUITO DE TORNAR CADA VEZ TER\r\n
      MAIS PRÓXIMO O ENSINO DE QUÍMICA QUANTO À AVALIAÇÃO DE CADA ESTUDANTE, OBJETIVANDO DURANTE TODO O\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ATUALMENTE POUCO SE DISCUTE SOBRE AVALIAÇÃO, AO MESMO TEMPO SABE-SE QUE É UMA PARTE FUNDAMENTAL DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DA MESMA É POSSÍVEL REORIENTAR O PROCESSO. DESTE MODO A PESQUISA APRESENTA À PERSPECTIVA DE UMA AVALIAÇÃO QUE TENHA NOVAS CARACTERÍSTICAS CUJO OBJETIVO PRINCIPAL SEJA AUXILIAR A APRENDIZAGEM. NO ENSINO DE QUÍMICA É NOTÓRIA A EXISTÊNCIA DE PRATICAS EDUCACIONAIS COM ÊNFASE NA PRIMEIRA GERAÇÃO DA AVALIAÇÃO, CHAMADA DE GERAÇÃO DA MEDIDA, ONDE O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES É MENSURADO ATRAVÉS DE UMA NOTA, COM MUITA REPRODUÇÃO E MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E CÁLCULOS MATEMÁTICOS, ISSO FAZ COM QUE A AVALIAÇÃO TORNE-SE UM MOMENTO QUE RETRATA SENTIMENTOS NÃO AGRADÁVEIS PARA OS ESTUDANTES, O RESULTADO MUITAS VEZES É INSATISFATÓRIO E O AFASTAMENTO DOS ESTUDANTES NESTA ÁREA POR CONSEQUÊNCIA DESTES RESULTADOS. A PROPOSTA DE UMA AVALIAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA, A AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, QUE POSSUI TRÊS PRESSUPOSTOS E OITO PRINCÍPIOS. O PRINCÍPIO DA ÉTICA, DA CONFIANÇA, NEGOCIAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, COMPARTILHAMENTO, CRÍTICOREFLEXIVO, O PRINCÍPIO DA PROATIVIDADE E DO ACOLHIMENTO, ESTA AVALIAÇÃO UTILIZA COMO BASE METODOLÓGICA OS CONSTRUTOS PESSOAIS DE GEORGE KELLY, DESDE ENTÃO AS IDÉIAS PRÉVIAS DOS ESTUDANTES COLABORAM PARA O SURGIMENTO DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM MAIS SIGNIFICADO, COM O INTUITO DE TORNAR CADA VEZ TER MAIS PRÓXIMO O ENSINO DE QUÍMICA QUANTO À AVALIAÇÃO DE CADA ESTUDANTE, OBJETIVANDO DURANTE TODO O PROCESSO, A FORMAÇÃO DE SERES MAIS CRÍTICOS, ARGUMENTATIVOS E REFLEXIVOS NA SOCIEDADE.

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