SABE-SE QUE NA CONTEMPORANEIDADE, AS ESCALAS ECONÔMICAS POLÍTICAS E SOCIAIS ESTÃO SOFRENDO GRANDES TRANSFORMAÇÕES EM UM PERÍODO CURTO DE TEMPO. ASSIM, COMO A EDUCAÇÃO REFLETE AS DEMANDAS DA SOCIEDADE ELA TAMBÉM SOFRE TRANSFORMAÇÕES TANTO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICO QUANTO NO PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR. UM DOS INDÍCIOS QUE REFLETE ESSE QUADRO É A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), UM DOCUMENTO QUE TRAÇA O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS QUE TODOS DEVERIAM TER DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CENÁRIO, É IMPRESCINDÍVEL DAR DESTAQUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ISSO PORQUE, A NÃO PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATUAR NESSE PROCESSO TRAZ UM GRANDE PROBLEMA NO ALCANCE DOS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DESSA NOVA ESCOLA. À VISTA DISSO, COM O OBJETIVO DE ENTENDER SE AS CONJUNTURAS DOS CURSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES ESTÃO PREPARADAS PARA ATENDER A DEMANDA DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA, ESSE ARTIGO PROPÔS COMO MÉTODO REALIZAR UM ESTUDO DE CASO QUE INVESTIGA A EMENTAS DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, SE ATENDE AS DIMENSÕES DA AFETIVIDADE, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA PRESENTE NAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC. COMO RESULTADO, ESSE ARTIGO MOSTRA QUE O CURSO FORNECE PARCIALMENTE SUBSÍDIOS PARA QUE ATENDAM OS REQUISITOS PROPOSTOS PELA BNCC E, ALÉM DISSO, ESSE TRABALHO ABRE CAMINHOS PARA ESTUDOS QUE ENVOLVEM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E NO ENCONTRO DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES.