Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGANDO O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DE TRÊS DIMENSÕES DA BNCC: AFETIVIDADE, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA - UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: BNCC, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60863
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4549
    "inscrito_id" => 1672
    "titulo" => "INVESTIGANDO O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DE TRÊS DIMENSÕES DA BNCC: AFETIVIDADE, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA - UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "SABE-SE QUE NA CONTEMPORANEIDADE, AS ESCALAS ECONÔMICAS POLÍTICAS E SOCIAIS ESTÃO SOFRENDO GRANDES TRANSFORMAÇÕES EM UM PERÍODO CURTO DE TEMPO. ASSIM, COMO A EDUCAÇÃO REFLETE AS DEMANDAS DA SOCIEDADE ELA TAMBÉM SOFRE TRANSFORMAÇÕES TANTO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICO QUANTO NO PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR. UM DOS INDÍCIOS QUE REFLETE ESSE QUADRO É A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), UM DOCUMENTO QUE TRAÇA O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS QUE TODOS DEVERIAM TER DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CENÁRIO, É IMPRESCINDÍVEL DAR DESTAQUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ISSO PORQUE, A NÃO PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATUAR NESSE PROCESSO TRAZ UM GRANDE PROBLEMA NO ALCANCE DOS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DESSA NOVA ESCOLA. À VISTA DISSO, COM O OBJETIVO DE ENTENDER SE AS CONJUNTURAS DOS CURSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES ESTÃO PREPARADAS PARA ATENDER A DEMANDA DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA, ESSE ARTIGO PROPÔS COMO MÉTODO REALIZAR UM ESTUDO DE CASO QUE INVESTIGA A EMENTAS DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, SE ATENDE AS DIMENSÕES DA AFETIVIDADE, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA PRESENTE NAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC. COMO RESULTADO, ESSE ARTIGO MOSTRA QUE O CURSO FORNECE PARCIALMENTE SUBSÍDIOS PARA QUE ATENDAM OS REQUISITOS PROPOSTOS PELA BNCC E, ALÉM DISSO, ESSE TRABALHO ABRE CAMINHOS PARA ESTUDOS QUE ENVOLVEM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E NO ENCONTRO DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "BNCC, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1672_26092019191637.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYARA CHRISTINE FABRÍCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAYARA FABRÍCIO"
    "autor_email" => "tayarachristine@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60863
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4549
    "inscrito_id" => 1672
    "titulo" => "INVESTIGANDO O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DE TRÊS DIMENSÕES DA BNCC: AFETIVIDADE, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA - UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "SABE-SE QUE NA CONTEMPORANEIDADE, AS ESCALAS ECONÔMICAS POLÍTICAS E SOCIAIS ESTÃO SOFRENDO GRANDES TRANSFORMAÇÕES EM UM PERÍODO CURTO DE TEMPO. ASSIM, COMO A EDUCAÇÃO REFLETE AS DEMANDAS DA SOCIEDADE ELA TAMBÉM SOFRE TRANSFORMAÇÕES TANTO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICO QUANTO NO PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR. UM DOS INDÍCIOS QUE REFLETE ESSE QUADRO É A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), UM DOCUMENTO QUE TRAÇA O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS QUE TODOS DEVERIAM TER DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CENÁRIO, É IMPRESCINDÍVEL DAR DESTAQUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ISSO PORQUE, A NÃO PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATUAR NESSE PROCESSO TRAZ UM GRANDE PROBLEMA NO ALCANCE DOS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DESSA NOVA ESCOLA. À VISTA DISSO, COM O OBJETIVO DE ENTENDER SE AS CONJUNTURAS DOS CURSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES ESTÃO PREPARADAS PARA ATENDER A DEMANDA DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA, ESSE ARTIGO PROPÔS COMO MÉTODO REALIZAR UM ESTUDO DE CASO QUE INVESTIGA A EMENTAS DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, SE ATENDE AS DIMENSÕES DA AFETIVIDADE, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA PRESENTE NAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC. COMO RESULTADO, ESSE ARTIGO MOSTRA QUE O CURSO FORNECE PARCIALMENTE SUBSÍDIOS PARA QUE ATENDAM OS REQUISITOS PROPOSTOS PELA BNCC E, ALÉM DISSO, ESSE TRABALHO ABRE CAMINHOS PARA ESTUDOS QUE ENVOLVEM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E NO ENCONTRO DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "BNCC, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1672_26092019191637.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYARA CHRISTINE FABRÍCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAYARA FABRÍCIO"
    "autor_email" => "tayarachristine@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

SABE-SE QUE NA CONTEMPORANEIDADE, AS ESCALAS ECONÔMICAS POLÍTICAS E SOCIAIS ESTÃO SOFRENDO GRANDES TRANSFORMAÇÕES EM UM PERÍODO CURTO DE TEMPO. ASSIM, COMO A EDUCAÇÃO REFLETE AS DEMANDAS DA SOCIEDADE ELA TAMBÉM SOFRE TRANSFORMAÇÕES TANTO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICO QUANTO NO PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR. UM DOS INDÍCIOS QUE REFLETE ESSE QUADRO É A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), UM DOCUMENTO QUE TRAÇA O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS QUE TODOS DEVERIAM TER DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CENÁRIO, É IMPRESCINDÍVEL DAR DESTAQUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ISSO PORQUE, A NÃO PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATUAR NESSE PROCESSO TRAZ UM GRANDE PROBLEMA NO ALCANCE DOS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DESSA NOVA ESCOLA. À VISTA DISSO, COM O OBJETIVO DE ENTENDER SE AS CONJUNTURAS DOS CURSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES ESTÃO PREPARADAS PARA ATENDER A DEMANDA DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA, ESSE ARTIGO PROPÔS COMO MÉTODO REALIZAR UM ESTUDO DE CASO QUE INVESTIGA A EMENTAS DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, SE ATENDE AS DIMENSÕES DA AFETIVIDADE, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGIA PRESENTE NAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC. COMO RESULTADO, ESSE ARTIGO MOSTRA QUE O CURSO FORNECE PARCIALMENTE SUBSÍDIOS PARA QUE ATENDAM OS REQUISITOS PROPOSTOS PELA BNCC E, ALÉM DISSO, ESSE TRABALHO ABRE CAMINHOS PARA ESTUDOS QUE ENVOLVEM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E NO ENCONTRO DE POSSÍVEIS SOLUÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.