Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 268
REPRESENTAÇÃO DE CORPO E ESPORTE COMO DESAFIO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, CORPO, ESPORTE, INCLUSÃO Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTUDO PARTE DA ARTICULAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, ONDE O CONHECIMENTO AUXILIA NA QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA, NO SENTIDO DE REFLETIR SOBRE OS OBJETOS NELA ENVOLVIDOS. TOMAREMOS AQUI OBJETOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA - CORPO E ESPORTE. ESTE PROJETO REALIZADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, TEVE COMO OBJETIVO USAR O ESPORTE PARA DESENVOLVER E MANTER A CAPACIDADE FUNCIONAL E EQUILÍBRIO DE PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS, PROMOVENDO INTERAÇÃO, QUALIFICANDO A VIDA DESSAS PESSOAS, NOSSA PROPOSTA CONSISTE EM INCLUIR ESSE GRUPO NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS. NA METODOLOGIA PARTIMOS DO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO CUJO CENSO DEMOGRÁFICO DE 2010, TRÁS RESULTADOS DOS MICRO DADOS DE 27 DE ABRIL DE 2012 APONTAM QUE: “O BRASIL ESTÁ SAINDO DE UMA ESTRUTURA ETÁRIA JOVEM PARA UMA ESTRUTURA ADULTA E CAMINHA PARA UMA ESTRUTURA ETÁRIA ENVELHECIDA”. O CENSO APONTA QUE NO FINAL DA DÉCADA DE 2030 O NÚMERO DE HABITANTES DE 65 ANOS OU MAIS, SERÁ MAIOR DO QUE O DE HABITANTES DE 0 A 14 ANOS. A RÁPIDA MUDANÇA NA ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA COLOCA DESAFIOS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO BEM COMO PARA A PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ONDE A REPRESENTAÇÃO DE CORPO JOVEM E ESPORTE COMO PERFORMANCE ENTRAM EM CONTRADIÇÃO COM A NECESSIDADE DESSA POPULAÇÃO. SISTEMATIZAMOS O CONHECIMENTO DO NADO SINCRONIZADO COM BASE NAS HABILIDADES DO GRUPO E AMPLIAMOS ESSE CONHECIMENTO CONSTRUINDO UMA COREOGRAFIA, INTEGRANDO A TODAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.