NO PRESENTE ARTIGO, BUSCAMOS REFLETIR A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO A LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, DESTACANDO QUAIS METODOLOGIAS PODERÃO SER UTILIZADAS PARA QUE A LEITURA SE TORNE UM MOMENTO DE PRAZER E POTENCIALIZE OS ALUNOS NOS SEUS DIVERSOS ASPECTOS. SERÁ DESTACADA A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DO EDUCANDO E COMO ESTA INFLUENCIARÁ NO SEU POSICIONAMENTO ENQUANTO SUJEITO SOCIAL. O PRESENTE ESTUDO SE ESTRUTUROU A PARTIR DE REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE FARIA (2004), SILVA (2014), LOCKE E LATHAM (1990), GROSSI (2008), ENTRE OUTROS E DE ESTUDOS DE CAMPO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS JUNTO A ALUNOS, PROFESSORES E RESPONSÁVEIS. CONCLUÍMOS QUE, A LEITURA EXERCE PAPEL IMPORTANTE NA VIDA DO ALUNO E QUE A PARTIR DELA, O EDUCANDO DESENVOLVERÁ UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O MUNDO, VIABILIZANDO MAIOR E MELHOR INTERAÇÃO NO CONTEXTO NO QUAL ESTÁ INSERIDO.