ESTE TRABALHO RELATA A EXPERIÊNCIA DE CINCO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO SUBPROJETO ARTES VISUAIS ALOCADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE
FORTALEZA/CE COM O OBJETIVO DE INSERIR UMA CULTURA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE
ARTES VISUAIS ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DA LINGUAGEM DO BORDADO CONTEMPORÂNEO COMO MEIO DE
FRUIÇÃO ESTÉTICA. NESSA PERSPECTIVA, IREMOS RELATAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS
DAS OFICINAS QUE ACONTECERAM DURANTE O PERCURSO PEDAGÓGICO APRESENTANDO OS CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS DO EAV ATRELADOS A EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS. E POR FIM
UMA EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA, ELABORADA PELOS ALUNOS, QUE ACONTECEU DENTRO ESCOLA E TROUXE UMA
VISIBILIDADE AO PROGRAMA E AO EAV DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR. SOMOS ORIENTADOS A EXPLORAR
AS POSSIBILIDADES DE EAV ASSIM COMO METODOLOGIAS DE PROCESSOS CRIATIVOS E DE ENSINO,
PODENDO CONSTRUIR PESQUISAS EM TORNO DAS VIVÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES QUE SURGEM AO LONGO
DO PROCESSO. COMO REFERÊNCIA TEÓRICA, TRAZEMOS BARBOSA (2010), PARA ORIENTAR AS
DEMANDAS DAS ABORDAGENS DE ENSINO DE ARTE E PARA A METODOLOGIA DA PESQUISA NOS BASEAMOS
EM BIASOLI (1999) E DÍAS (2007).