Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIENCIA EM ENSINO DE ARTES VISUAIS PELO PIBID: BORDANDO NOSSAS HISTÓRIAS

Palavra-chaves: PIBID, INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, ENSINO DE ARTES VISUAIS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO RELATA A EXPERIÊNCIA DE CINCO BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO SUBPROJETO ARTES VISUAIS ALOCADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA/CE COM O OBJETIVO DE INSERIR UMA CULTURA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DA LINGUAGEM DO BORDADO CONTEMPORÂNEO COMO MEIO DE FRUIÇÃO ESTÉTICA. NESSA PERSPECTIVA, IREMOS RELATAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS OFICINAS QUE ACONTECERAM DURANTE O PERCURSO PEDAGÓGICO APRESENTANDO OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DO EAV ATRELADOS A EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS DE PRODUÇÕES ARTÍSTICAS. E POR FIM UMA EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA, ELABORADA PELOS ALUNOS, QUE ACONTECEU DENTRO ESCOLA E TROUXE UMA VISIBILIDADE AO PROGRAMA E AO EAV DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR. SOMOS ORIENTADOS A EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DE EAV ASSIM COMO METODOLOGIAS DE PROCESSOS CRIATIVOS E DE ENSINO, PODENDO CONSTRUIR PESQUISAS EM TORNO DAS VIVÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES QUE SURGEM AO LONGO DO PROCESSO. COMO REFERÊNCIA TEÓRICA, TRAZEMOS BARBOSA (2010), PARA ORIENTAR AS DEMANDAS DAS ABORDAGENS DE ENSINO DE ARTE E PARA A METODOLOGIA DA PESQUISA NOS BASEAMOS EM BIASOLI (1999) E DÍAS (2007).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.