A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, JOÃO PESSOA – PB, BRASIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58674 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1855 "inscrito_id" => 7879 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, JOÃO PESSOA – PB, BRASIL" "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS REPRESENTA UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICADAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. O ENSINO TRADICIONAL CONTRIBUI PARA MANTER A EDUCAÇÃO COMO AÇÃO DESCONTEXTUALIZADA COM CONHECIMENTOS FRAGMENTADOS, LEVANDO OS ALUNOS AO DESESTÍMULO ESCOLAR. PARA OCORRER UM ENSINO EFICAZ É NECESSÁRIO QUE HAJA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO, DE MODO QUE QUEM ESTEJA RECEBENDO O CONHECIMENTO, SEJA CAPAZ DE ATRIBUI-LO SIGNIFICÂNCIA E SÓ ASSIM INTERNALIZA-LO. O PROFESSOR É PEÇA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E AS SUAS METODOLOGIAS DEFINEM NÃO APENAS A MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS DURANTE AS AULAS, MAS TAMBÉM COMO OS ALUNOS IRÃO CONCEBER A DISCIPLINA, COLETIVAMENTE E INDIVIDUALMENTE, CONSTRUINDO UMA VISÃO QUE PODE ESTENDER-SE PARA VIDA. A PRESENTE PESQUISA BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS METODOLOGIAS USADAS PELOS DOCENTES PARA ENSINAR CIÊNCIAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADA EM JUNHO DE 2019 JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO DO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA E TEVE OS SEUS DADOS COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ESTUDANTES VINCULAM CIÊNCIAS AO ESTUDO DA NATUREZA (MEIO AMBIENTE) E DO CORPO HUMANO; IDENTIFICAM CIÊNCIAS COMO DISCIPLINA QUE DEMANDA AULAS PRÁTICAS E EM LABORATÓRIOS E DEMONSTRARAM GRANDE INTERESSE POR METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONCLUI-SE QUE AS LIMITAÇÕES E FRAGILIDADES DO ENSINO PODEM SER SUPERADAS PELA DINAMIZAÇÃO DAS AULAS E QUE O DINAMISMO EM AULAS DE CIÊNCIAS EXIGE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DE MODO PERMANENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7879_15082019050848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS GUILHERME TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GUILHERME TEIXEIRA " "autor_email" => "guilhermesantosjp@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58674 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1855 "inscrito_id" => 7879 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, JOÃO PESSOA – PB, BRASIL" "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS REPRESENTA UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICADAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. O ENSINO TRADICIONAL CONTRIBUI PARA MANTER A EDUCAÇÃO COMO AÇÃO DESCONTEXTUALIZADA COM CONHECIMENTOS FRAGMENTADOS, LEVANDO OS ALUNOS AO DESESTÍMULO ESCOLAR. PARA OCORRER UM ENSINO EFICAZ É NECESSÁRIO QUE HAJA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO, DE MODO QUE QUEM ESTEJA RECEBENDO O CONHECIMENTO, SEJA CAPAZ DE ATRIBUI-LO SIGNIFICÂNCIA E SÓ ASSIM INTERNALIZA-LO. O PROFESSOR É PEÇA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E AS SUAS METODOLOGIAS DEFINEM NÃO APENAS A MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS DURANTE AS AULAS, MAS TAMBÉM COMO OS ALUNOS IRÃO CONCEBER A DISCIPLINA, COLETIVAMENTE E INDIVIDUALMENTE, CONSTRUINDO UMA VISÃO QUE PODE ESTENDER-SE PARA VIDA. A PRESENTE PESQUISA BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS METODOLOGIAS USADAS PELOS DOCENTES PARA ENSINAR CIÊNCIAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADA EM JUNHO DE 2019 JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO DO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA E TEVE OS SEUS DADOS COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ESTUDANTES VINCULAM CIÊNCIAS AO ESTUDO DA NATUREZA (MEIO AMBIENTE) E DO CORPO HUMANO; IDENTIFICAM CIÊNCIAS COMO DISCIPLINA QUE DEMANDA AULAS PRÁTICAS E EM LABORATÓRIOS E DEMONSTRARAM GRANDE INTERESSE POR METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONCLUI-SE QUE AS LIMITAÇÕES E FRAGILIDADES DO ENSINO PODEM SER SUPERADAS PELA DINAMIZAÇÃO DAS AULAS E QUE O DINAMISMO EM AULAS DE CIÊNCIAS EXIGE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DE MODO PERMANENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7879_15082019050848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS GUILHERME TEIXEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GUILHERME TEIXEIRA " "autor_email" => "guilhermesantosjp@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }