O TRABALHO DESENVOLVIDO APRESENTA A VALIDAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO IMPLEMENTADO NO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO INSTRUMENTOS FACILITADORES NA ELABORAÇÃO DE CONCEITOS, NO REFORÇO DE CONTEÚDOS, NA SOCIABILIDADE ENTRE OS ALUNOS, PROPORCIONANDO UMA TÉCNICA INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, O JOGO FOI CRIADO PARA TRABALHAR CONTEÚDOS RELACIONADOS A EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE FORMA CRIATIVA, CONTENDO REGRAS ONDE TODOS OS ALUNOS INTERAGEM. ALÉM DISSO POSSUI FUNCIONALIDADE EDUCATIVA, DESPERTANDO O PRAZER PELA DISCIPLINA DE MANEIRA ESPONTÂNEA. O JOGO PROPICIOU A INTERAÇÃO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZADO DOS ALUNOS. VALE RESSALTAR QUE ATRAVÉS DO JOGO EDUCATIVO, FOI POSSÍVEL AO DISCENTE VISUALIZAR O CENÁRIO EMPRESARIAL, BEM COMO COMPREENDER O UNIVERSO QUE ENVOLVE OS DESAFIOS DE EMPREENDER. O TRABALHO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA PESQUISA QUANTITATIVA, NA QUAL UTILIZOU-SE A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS ALUNOS PARA OBTER OS RESULTADOS NECESSÁRIOS. O ESTUDO SERVIRÁ COMO UMA PROPOSTA INOVADORA DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS UTILIZADAS NA MELHORIA DO PROCESSO EDUCACIONAL. ADEMAIS, BUSCA REALIZAR REFLEXÕES NO QUE CONCERNE A PRÁTICA DOCENTE, A FIM DE PROPOR ALTERNATIVAS COMPLEMENTARES PARA SEREM INSERIDAS NAS ATIVIDADE PEDAGÓGICAS, BUSCANDO MOBILIZAR O INTERESSE E A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS. PERMITIU DESMISTIFICAR QUE A APRENDIZAGEM PODE SER AGREGADA A LUDICIDADE, ALÉM DE VIABILIZAR A APROPRIAÇÃO DE SABERES DE MANEIRA SIMPLES E PRÁTICA. PORTANTO, PODEM SER UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE APOIO CONTRIBUINDO NOS PROCESSOS DE COGNIÇÃO, POIS SUA INSERÇÃO NO ENSINO PROPICIA O LÚDICO, SEM PERDER O PROPÓSITO PEDAGÓGICO.