FERREIRA, Antonia Luana Silva et al.. Afetividade e educação: uma relação necessária. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58957>. Acesso em: 23/12/2024 04:18
ESTE ESCRITO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A AFETIVIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA CAPAZ DE CONFRONTAR A BARBÁRIE VIGENTE EM NOSSA SOCIEDADE. EM SE TRATANDO DE UM TRABALHO TEÓRICO, UTILIZA COMO REFERENCIAIS AS IDEIAS DE VYGOTSKY (2012), ADORNO (2003), SAWAIA (2003) E BRANDÃO (2012). DE INÍCIO PROCURA-SE CONCEITUAR OS AFETOS, COMO TAMBÉM DISCUTIR COMO ELES PODEM SER UTILIZADAS PARA BENEFICIAR OU PREJUDICAR A VIDA DO SER HUMANO. EM SEGUIDA, SÃO APONTADOS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DECORRENTES DA VIOLÊNCIA PROVOCADA PELA BARBÁRIE, ENFATIZANDO-SE OS MÉTODOS DE DOMINAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. OS RESULTADOS DO ESTUDO DEMONSTRAM QUE A ESCOLA EMERGE COMO UMA DAS INSTÂNCIAS MAIS RELEVANTES PARA A EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS, UMA VEZ QUE, POR SUA MEDIAÇÃO FÍSICA E PSICOSSOCIAL, PODE AJUDAR A DESENVOLVER UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. ASSIM É QUE SUGERE-SE QUE NAS PRÁTICAS DOCENTES SE CONSIDERE O AFETO COMO FERRAMENTA NO AMBIENTE ESCOLAR, POIS ATRAVÉS AFETIVIDADE É QUE SE PODE CONSTRUIR UMA VISÃO AUTÔNOMA DO DISCENTE E PROPICIAR QUE ELE TENHA BONS AFETOS NA CONVIVÊNCIA COM AS PESSOAS AO SEU REDOR, O QUE PARECE SER FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO EM QUE A CONVIVÊNCIA HUMANA NÃO SEJA MARCADA PELA BARBÁRIE.