O TRABALHO TRATA DE UM ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA, TENDO COMO CENÁRIO UMA ESCOLA PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE SOBRAL (CE). A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS EM ÉPOCA DE BARBÁRIE, PROCURANDO FUNDAMENTAR O ESTUDO NAS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES ADORNO (2000), MORÁN (2015), ZANOLLA (2010) ENTRE OUTROS. PARA COLETA DE DADOS USOU-SE A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ABERTOS ÀS PROFESSORAS, GESTORAS E ALUNOS SELECIONADOS. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI PERCEPTÍVEL QUE TAIS METODOLOGIAS CONSTITUEM INICIATIVAS INOVADORAS E QUE CONTRIBUEM DE MANEIRA SATISFATÓRIA PARA O APRENDER DO EDUCANDO E NAS PRÁTICAS DOS EDUCADORES, COMO TAMBÉM PARA UMA RELAÇÃO AFETIVA MAIS PRÓXIMA ENTRE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. PORTANTO, É PERCEPTÍVEL QUE O USO DESTAS METODOLOGIAS NAS ESCOLAS FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FORMA POSITIVA E SIGNIFICATIVA, BEM COMO UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA QUE CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE UM SER MAIS ATIVO, CRÍTICO, REFLEXIVO E PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM.