Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM, AFETIVIDADE, BARBÁRIE, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO TRATA DE UM ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA, TENDO COMO CENÁRIO UMA ESCOLA PRIVADA LOCALIZADA NA CIDADE DE SOBRAL (CE). A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS EM ÉPOCA DE BARBÁRIE, PROCURANDO FUNDAMENTAR O ESTUDO NAS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES ADORNO (2000), MORÁN (2015), ZANOLLA (2010) ENTRE OUTROS. PARA COLETA DE DADOS USOU-SE A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ABERTOS ÀS PROFESSORAS, GESTORAS E ALUNOS SELECIONADOS. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI PERCEPTÍVEL QUE TAIS METODOLOGIAS CONSTITUEM INICIATIVAS INOVADORAS E QUE CONTRIBUEM DE MANEIRA SATISFATÓRIA PARA O APRENDER DO EDUCANDO E NAS PRÁTICAS DOS EDUCADORES, COMO TAMBÉM PARA UMA RELAÇÃO AFETIVA MAIS PRÓXIMA ENTRE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. PORTANTO, É PERCEPTÍVEL QUE O USO DESTAS METODOLOGIAS NAS ESCOLAS FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FORMA POSITIVA E SIGNIFICATIVA, BEM COMO UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA QUE CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE UM SER MAIS ATIVO, CRÍTICO, REFLEXIVO E PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM.

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