ESSE TRABALHO É RESULTADO DE REFLEXÕES NO E SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA I, QUE FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS, EM UMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O DESAFIO FOI DESENVOLVER AULAS ATRATIVAS, PRAZEROSAS E QUE PROVOCASSEM NOS DISCENTES O DESEJO DE QUERER ESTUDAR. COMO PARTE INTEGRANTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG, CAMPUS SÃO LOURENÇO DO SUL, TRABALHA-SE COM A REALIDADE DOS POVOS DO CAMPO, QUILOMBOLAS, POMERANOS, PEQUENOS AGRICULTORES, PESCADORES DENTRE OUTROS, BUSCANDO PROMOVER UM DIÁLOGO COM SUAS DIFERENTES REALIDADES E COM PRÁTICAS QUE RESPEITEM AS DIFERENÇAS CULTURAIS VALORIZANDO OS SABERES DESSES POVOS TRADICIONAIS. SENDO ASSIM, AS AULAS REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA I FORAM COMPOSTAS POR UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM (UA) QUE É UM MODO DE ORGANIZAR E DESENVOLVER AS AULAS PROPOSTO POR GALIAZZI, GARCIA E LINDEMANN (2004), NA QUAL UTILIZOU-SE DESAFIOS INICIAIS E CONTOS ENVOLVENDO PERSONAGENS. ESTE ÚLTIMO É O FOCO DA DISCUSSÃO DESTE TEXTO REFLEXIVO.