ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR AS CONTRIBUIÇÕES DE JEAN PIAGET PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ANALISANDO SUAS TEORIAS EM BASE NA EDUCAÇÃO E SUAS DETERMINAÇÕES. DESSA FORMA, O OBJETIVO DA PESQUISA FOI IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PIAGETIANA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A PARTIR DA PRATICA DOCENTE DOS PROFESSORES. PARA TANTO FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA. AS ANALISES INDICARAM QUE A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA PIAGETIANA, SÃO OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO SINTÉTICO MÚTUO E PROGRESSIVO. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DEU ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO QUE CONTINHA 6 PERGUNTAS COM RESPOSTAS EXCLUDENTES APLICADO PELA ALUNA DO TERCEIRO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) – CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS. O ESTUDO DO TRABALHO POSSIBILITOU A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE PIAGET NOS PERMITIR QUE CONHECER A FORMA COMO O PROFESSOR CONCEBE O DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA E COMO SUAS PESQUISAS ACERCA DA GÊNESE DO CONHECIMENTO PODE PERMITIR AO ALUNO UM DESENVOLVIMENTO SIGNIFICADO NA BUSCA DE UMA PRÁXIS QUE CONCEBA O SUJEITO COMO CAPAZ DE CONSTRUIR CONHECIMENTO A PARTIR DE SUA INTELIGÊNCIA, AÇÃO E INTERAÇÃO COM O MEIO. PERMITINDO ASSIM UM MELHOR PLANEJAMENTO DO ENSINO ASSEGURANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PELOS ALUNOS. ASSIM QUE ESTE TRABALHO SE CONSTITUI DE UMA SÍNTESE DO PENSAMENTO PIAGETIANO, POIS É UM PENSAMENTO UM TANTO COMPLEXO, MAS COERENTE E RICO, NO SENTIDO DE OFERECER INFORMAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO ACERCA DE SEUS CONHECIMENTOS E A PRATICA DO PROFESSOR.