O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL, PROPOR OPORTUNIDADES DE ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS PRESENTES NA LITERATURA INFANTIL. A PROPOSTA AQUI APRESENTADA TEM COMO FINALIDADE, RECONHECER AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PRESENTES NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL, REALIZAR A CONEXÃO ENTRE DUAS LINHAS, PARA SE TRABALHAR, ANALISANDO COMO É POSSÍVEL MELHORAR O ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PELO MEIO DO USO DA LITERATURA INFANTIL, IDENTIFICAR OS TÍTULOS QUE PODEM AUXILIAR O TRABALHO DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM, ANALISAR COMO OS TÍTULOS IDENTIFICADOS PODEM AUXILIAR NA APRENDIZAGEM. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO FOI UTILIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICO, COM DIAGNÓSTICO EM DADOS DE APOIO, POSSIBILITANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ACERCA DO TEMA. ASSIM O TRABALHO ESTÁ ESTRUTURADO DA SEGUINTE FORMA, ONDE O PRIMEIRO TÓPICO VEM APRESENTAR UM BREVE HISTÓRICO MATEMÁTICO. NO SEGUNDO MOMENTO APRESENTA-SE, SOBRE A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR E O QUE ENTENDEMOS SOBRE A MESMA. EM RELAÇÃO AO ÚLTIMO TÓPICO IREMOS ABORDAR QUESTÕES RELACIONADAS AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DE ACORDO ZILBERMANN (1988), NA ÚLTIMA REFORMA QUE O SISTEMA EDUCACIONAL PROMOVEU HOUVE A TENTATIVA DE CONTER AQUELE CONTINGENTE, TRANSFORMANDO-O EM PARTE DE UMA ENGRENAGEM CONTROLÁVEL. PORÉM, O FRACASSO DO PROJETO LIBEROU O PROFESSOR E TORNOU-O APTO PARA PERCEBE-SE COMO O ELEMENTO MODIFICADOR QUE ELE É. A PARTIR DESSAS CONSIDERAÇÕES ESSE PROJETO DE PIBIC VEM SE ESTRUTURANDO E SE TRANSFORMANDO PARA UM NOVO OLHAR ENTRE O ENSINO DA MATEMÁTICA E O ENSINO VOLTADO PARA A LITERATURA INFANTIL DENTRO DO AMBIENTE EDUCACIONAL.