USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL “BATALHA ANIMAL” COMO MÉTODO ALTERNATIVO AO ENSINO DA ECOLOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62896 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4110 "inscrito_id" => 11123 "titulo" => "USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL “BATALHA ANIMAL” COMO MÉTODO ALTERNATIVO AO ENSINO DA ECOLOGIA" "resumo" => "O ENSINO DA TEMÁTICA AMBIENTAL RELACIONADA AO ENSINO DE ECOLOGIA, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DO CIDADÃO, QUE, HOJE, DEFRONTA-SE COM QUESTÕES AMBIENTAIS QUE VÃO ALÉM DOS LIMITES DO SEU ENTORNO, PORTANTO, A FIM DE ORIENTAR A APRENDIZAGEM, OBJETIVANDO ELIMINAR OU MINIMIZAR A DIFÍCIL COMPREENSÃO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS POR PARTE DOS DISCENTES, A ELABORAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O ENSINO ALTERNATIVO DE ECOLOGIA, PROPORCIONA UM APRENDIZADO MAIS PARTICIPATIVO E SIGNIFICATIVO AOS ALUNOS. A TECNOLOGIA EDUCACIONAL “BATALHA ANIMAL” BUSCA APLICAR OS CONCEITOS MINISTRADOS EM SALA DE AULA DE UMA FORMA NÃO-CONVENCIONAL VISANDO MELHORAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E FIXAR OS CONTEÚDOS APRENDIDOS NA BIOLOGIA, POIS SE UTILIZA DE PROCESSOS JÁ EXISTENTES EM JOGOS DE CARTAS COMO O UNO© E O SUPER TRUNFO©, RELACIONANDO COM INFORMAÇÕES BIOLÓGICAS E GEOGRÁFICAS, PERMITINDO A COMPARAÇÃO EVOLUTIVA E A INCIDÊNCIA GEOGRÁFICA DESSES INDIVÍDUOS. O PRESENTE TRABALHO TEVE UM CARÁTER EXPOSITIVO E DESCRITIVO, ABORDANDO ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, TANTO DURANTE A AULA COM O USO DA “BATALHA ANIMAL” QUANTO NA COLETA DE DADOS OBTIDA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO COM 15 QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS E O IMPACTO QUE A TECNOLOGIA TEVE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. COM A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA, A MAIORIA DOS ALUNOS MOSTROU-SE INTERESSADA PELAS ATIVIDADES PROPOSTAS E CONSIDEROU UMA FORMA DIVERTIDA E MAIS FÁCIL DE APRENDER. O DESEMPENHO NO TESTE FOI SIGNIFICATIVAMENTE MELHOR, FATO QUE PERMITE CONSIDERAR QUE A METODOLOGIA SUGERIDA É UMA DAS FORMAS DE FACILITAR A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BATALHA ANIMAL, ECOLOGIA, JOGO, FACILITADOR, FACILITADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11123_26092019023522.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN PAULO DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JEAN RIBEIRO" "autor_email" => "jeanpaulo09@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62896 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4110 "inscrito_id" => 11123 "titulo" => "USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL “BATALHA ANIMAL” COMO MÉTODO ALTERNATIVO AO ENSINO DA ECOLOGIA" "resumo" => "O ENSINO DA TEMÁTICA AMBIENTAL RELACIONADA AO ENSINO DE ECOLOGIA, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DO CIDADÃO, QUE, HOJE, DEFRONTA-SE COM QUESTÕES AMBIENTAIS QUE VÃO ALÉM DOS LIMITES DO SEU ENTORNO, PORTANTO, A FIM DE ORIENTAR A APRENDIZAGEM, OBJETIVANDO ELIMINAR OU MINIMIZAR A DIFÍCIL COMPREENSÃO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS POR PARTE DOS DISCENTES, A ELABORAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O ENSINO ALTERNATIVO DE ECOLOGIA, PROPORCIONA UM APRENDIZADO MAIS PARTICIPATIVO E SIGNIFICATIVO AOS ALUNOS. A TECNOLOGIA EDUCACIONAL “BATALHA ANIMAL” BUSCA APLICAR OS CONCEITOS MINISTRADOS EM SALA DE AULA DE UMA FORMA NÃO-CONVENCIONAL VISANDO MELHORAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E FIXAR OS CONTEÚDOS APRENDIDOS NA BIOLOGIA, POIS SE UTILIZA DE PROCESSOS JÁ EXISTENTES EM JOGOS DE CARTAS COMO O UNO© E O SUPER TRUNFO©, RELACIONANDO COM INFORMAÇÕES BIOLÓGICAS E GEOGRÁFICAS, PERMITINDO A COMPARAÇÃO EVOLUTIVA E A INCIDÊNCIA GEOGRÁFICA DESSES INDIVÍDUOS. O PRESENTE TRABALHO TEVE UM CARÁTER EXPOSITIVO E DESCRITIVO, ABORDANDO ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, TANTO DURANTE A AULA COM O USO DA “BATALHA ANIMAL” QUANTO NA COLETA DE DADOS OBTIDA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO COM 15 QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS E O IMPACTO QUE A TECNOLOGIA TEVE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. COM A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA, A MAIORIA DOS ALUNOS MOSTROU-SE INTERESSADA PELAS ATIVIDADES PROPOSTAS E CONSIDEROU UMA FORMA DIVERTIDA E MAIS FÁCIL DE APRENDER. O DESEMPENHO NO TESTE FOI SIGNIFICATIVAMENTE MELHOR, FATO QUE PERMITE CONSIDERAR QUE A METODOLOGIA SUGERIDA É UMA DAS FORMAS DE FACILITAR A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BATALHA ANIMAL, ECOLOGIA, JOGO, FACILITADOR, FACILITADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11123_26092019023522.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN PAULO DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JEAN RIBEIRO" "autor_email" => "jeanpaulo09@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }