SÁ, Carlos Almeida De et al.. Aprendendo a ser professor de história em tempos de crise. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59107>. Acesso em: 22/11/2024 12:14
O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROBLEMATIZAR A EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA, SOBRETUDO A PARTIR DAS DISCUSSÕES REALIZADAS NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II E III E DAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA, DO BRASIL, CEARÁ E DO CARIRI. ATUALMENTE SER PROFESSOR NO BRASIL É ASSUMIR RISCOS, POIS PAUTADO EM DISCURSOS FASCISTA EXISTEM VÁRIAS IDEIAS E PROJETOS QUE CRIMINALIZAM A ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. PROJETOS ESSES COMO ESCOLA SEM PARTIDO QUE FERE UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS. NESSE SENTIDO, A FUNÇÃO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO NA AGENDA ATUAL É ASSUMIR UMA POLÍTICA DE ENFRENTAMENTOS DIANTE O ATUAL CONTEXTO. PARA SISTEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DO TRABALHO O PENSAMENTO DE FREIRE (1996) NOS É ESSENCIAL PARA PENSAR A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.