FATORES DE PERMANÊNCIA ESCOLAR: ENTRE O ESTADO DA ARTE E A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60501 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1643 "inscrito_id" => 7071 "titulo" => "FATORES DE PERMANÊNCIA ESCOLAR: ENTRE O ESTADO DA ARTE E A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTADO DA ARTE SOBRE OS FATORES DE PERMANÊNCIA ESCOLAR DO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2018, TENDO COMO PRINCIPAL OBJETIVO MAPEAR E DISCUTIR A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE OS FATORES DE PERMANÊNCIA ESCOLAR. APRESENTA FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NA ANÁLISE DA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESCOLA EM TODAS AS ETAPAS E MODALIDADES DE ENSINO. TRATA-SE DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM EMBASAMENTO TEÓRICO NOS ESTUDOS DE RUMBERGER E LIM (2008), BEM COMO EM OUTROS AUTORES QUE ESTUDAM A PERMANÊNCIA ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA EM JULHO DE 2019. É POSSÍVEL CONCLUIR QUE DIANTE DA RELEVÂNCIA EM SABER O QUE CONTRIBUI PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESCOLA, O DEBATE SOBRE A TEMÁTICA ESTÁ DIRECIONADO PARA IDENTIFICAR OS FATORES DE PERMANÊNCIA, A FIM DE REPRODUZI-LOS DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL INCENTIVAR A PERMANÊNCIA ESCOLAR EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE EDUCAÇÃO. PERCEBE-SE COM A PESQUISA QUE A TEMÁTICA DESPERTA INTERESSE DA CLASSE ACADÊMICA E CIENTÍFICA, TENDO EM VISTA QUE COMPREENDER A PERMANÊNCIA CONTRIBUI PARA A MATURAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA, EM ESPECIAL, NO QUE SE REFERE AOS ASPECTOS POSITIVOS QUE INFLUENCIAM A CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS PELOS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "PERMANÊNCIA ESCOLAR, FATORES DE PERMANÊNCIA, ESTADO DA ARTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID7071_14082019193542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALESKA BARROSO DOS SANTOS KRAMER MARQUES" "autor_nome_curto" => "WALESKA KRAMER" "autor_email" => "waleskakramer@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60501 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1643 "inscrito_id" => 7071 "titulo" => "FATORES DE PERMANÊNCIA ESCOLAR: ENTRE O ESTADO DA ARTE E A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTADO DA ARTE SOBRE OS FATORES DE PERMANÊNCIA ESCOLAR DO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2018, TENDO COMO PRINCIPAL OBJETIVO MAPEAR E DISCUTIR A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE OS FATORES DE PERMANÊNCIA ESCOLAR. APRESENTA FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NA ANÁLISE DA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESCOLA EM TODAS AS ETAPAS E MODALIDADES DE ENSINO. TRATA-SE DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM EMBASAMENTO TEÓRICO NOS ESTUDOS DE RUMBERGER E LIM (2008), BEM COMO EM OUTROS AUTORES QUE ESTUDAM A PERMANÊNCIA ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA EM JULHO DE 2019. É POSSÍVEL CONCLUIR QUE DIANTE DA RELEVÂNCIA EM SABER O QUE CONTRIBUI PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESCOLA, O DEBATE SOBRE A TEMÁTICA ESTÁ DIRECIONADO PARA IDENTIFICAR OS FATORES DE PERMANÊNCIA, A FIM DE REPRODUZI-LOS DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL INCENTIVAR A PERMANÊNCIA ESCOLAR EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE EDUCAÇÃO. PERCEBE-SE COM A PESQUISA QUE A TEMÁTICA DESPERTA INTERESSE DA CLASSE ACADÊMICA E CIENTÍFICA, TENDO EM VISTA QUE COMPREENDER A PERMANÊNCIA CONTRIBUI PARA A MATURAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA, EM ESPECIAL, NO QUE SE REFERE AOS ASPECTOS POSITIVOS QUE INFLUENCIAM A CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS PELOS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "PERMANÊNCIA ESCOLAR, FATORES DE PERMANÊNCIA, ESTADO DA ARTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID7071_14082019193542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALESKA BARROSO DOS SANTOS KRAMER MARQUES" "autor_nome_curto" => "WALESKA KRAMER" "autor_email" => "waleskakramer@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }