ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTADO DA ARTE SOBRE OS FATORES DE PERMANÊNCIA ESCOLAR DO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2018, TENDO COMO PRINCIPAL OBJETIVO MAPEAR E DISCUTIR A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE OS FATORES DE PERMANÊNCIA ESCOLAR. APRESENTA FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NA ANÁLISE DA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESCOLA EM TODAS AS ETAPAS E MODALIDADES DE ENSINO. TRATA-SE DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM EMBASAMENTO TEÓRICO NOS ESTUDOS DE RUMBERGER E LIM (2008), BEM COMO EM OUTROS AUTORES QUE ESTUDAM A PERMANÊNCIA ESCOLAR. A PESQUISA FOI REALIZADA EM JULHO DE 2019. É POSSÍVEL CONCLUIR QUE DIANTE DA RELEVÂNCIA EM SABER O QUE CONTRIBUI PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA ESCOLA, O DEBATE SOBRE A TEMÁTICA ESTÁ DIRECIONADO PARA IDENTIFICAR OS FATORES DE PERMANÊNCIA, A FIM DE REPRODUZI-LOS DE MODO QUE SEJA POSSÍVEL INCENTIVAR A PERMANÊNCIA ESCOLAR EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DE EDUCAÇÃO. PERCEBE-SE COM A PESQUISA QUE A TEMÁTICA DESPERTA INTERESSE DA CLASSE ACADÊMICA E CIENTÍFICA, TENDO EM VISTA QUE COMPREENDER A PERMANÊNCIA CONTRIBUI PARA A MATURAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA, EM ESPECIAL, NO QUE SE REFERE AOS ASPECTOS POSITIVOS QUE INFLUENCIAM A CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS PELOS DISCENTES.