LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60930 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1238 "inscrito_id" => 1109 "titulo" => "LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A LEITURA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUE SE FAÇA UMA CORRELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E A LINGUAGEM SIMBÓLICA DA MATEMÁTICA. A PARTIR DA NECESSIDADE DE SABER LER E INTERPRETAR OS ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS, SURGIU A NECESSIDADE DA REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA. VISTO QUE, NEM SEMPRE, A FAMÍLIA CONTRIBUI PARA ESTIMULAR A LEITURA, FICA A CARGO DA ESCOLA DESEMPENHAR ESTE PAPEL TÃO NECESSÁRIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DESTA DISCIPLINA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA QUANTO A ANÁLISE DOS EXPERIMENTOS E QUANTITATIVA QUANTO A INTERPRETAÇÃO GRÁFICA DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA QUARENTA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CABO FRIO- RJ. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE O ALUNO QUE POSSUI COMPETÊNCIA LEITORA DESENVOLVIDA PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PERCEBE MELHOR A TEMÁTICA DO PROBLEMA APRESENTADO A ELE, ALÉM DE SER MAIS CRIATIVO PARA ELABORAR SUA PRÓPRIA SITUAÇÃO-PROBLEMA. FOI VERIFICADO, TAMBÉM, QUE QUANTO MAIS DESENVOLVIDA A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, MELHOR É A ATUAÇÃO DO ALUNO. PORTANTO, A INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E ALUNO-ALUNO DEVE SER O MAIS CORDIAL POSSÍVEL PARA QUE ELES POSSAM DESENVOLVER INTEGRALMENTE SUAS POTENCIALIDADES. NÃO PODEMOS DESCONSIDERAR QUE O ALUNO CHEGA À ESCOLA APENAS COM O CONHECIMENTO DE LÍNGUA MATERNA E, DEPOIS, COMEÇA A SE FAMILIARIZAR COM A LINGUAGEM SIMBÓLICA MATEMÁTICA. ESTA TRANSPOSIÇÃO DEVE SER FEITA DE MODO CLARO, OBJETIVO E DIRETO, DE MODO QUE O ALUNO POSSA RELACIONAR A LINGUAGEM FORMAL DA MATEMÁTICA COM SUA PRÁTICA COTIDIANA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "INTERPRETAÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, FUNÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID1109_12082019163511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA SIQUEIRA REIS" "autor_nome_curto" => "RENATA REIS" "autor_email" => "renatasreis@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60930 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1238 "inscrito_id" => 1109 "titulo" => "LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ENUNCIADOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A LEITURA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUE SE FAÇA UMA CORRELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E A LINGUAGEM SIMBÓLICA DA MATEMÁTICA. A PARTIR DA NECESSIDADE DE SABER LER E INTERPRETAR OS ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS, SURGIU A NECESSIDADE DA REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA. VISTO QUE, NEM SEMPRE, A FAMÍLIA CONTRIBUI PARA ESTIMULAR A LEITURA, FICA A CARGO DA ESCOLA DESEMPENHAR ESTE PAPEL TÃO NECESSÁRIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DESTA DISCIPLINA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA QUANTO A ANÁLISE DOS EXPERIMENTOS E QUANTITATIVA QUANTO A INTERPRETAÇÃO GRÁFICA DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA QUARENTA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CABO FRIO- RJ. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE O ALUNO QUE POSSUI COMPETÊNCIA LEITORA DESENVOLVIDA PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PERCEBE MELHOR A TEMÁTICA DO PROBLEMA APRESENTADO A ELE, ALÉM DE SER MAIS CRIATIVO PARA ELABORAR SUA PRÓPRIA SITUAÇÃO-PROBLEMA. FOI VERIFICADO, TAMBÉM, QUE QUANTO MAIS DESENVOLVIDA A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, MELHOR É A ATUAÇÃO DO ALUNO. PORTANTO, A INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E ALUNO-ALUNO DEVE SER O MAIS CORDIAL POSSÍVEL PARA QUE ELES POSSAM DESENVOLVER INTEGRALMENTE SUAS POTENCIALIDADES. NÃO PODEMOS DESCONSIDERAR QUE O ALUNO CHEGA À ESCOLA APENAS COM O CONHECIMENTO DE LÍNGUA MATERNA E, DEPOIS, COMEÇA A SE FAMILIARIZAR COM A LINGUAGEM SIMBÓLICA MATEMÁTICA. ESTA TRANSPOSIÇÃO DEVE SER FEITA DE MODO CLARO, OBJETIVO E DIRETO, DE MODO QUE O ALUNO POSSA RELACIONAR A LINGUAGEM FORMAL DA MATEMÁTICA COM SUA PRÁTICA COTIDIANA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "INTERPRETAÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, FUNÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID1109_12082019163511.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA SIQUEIRA REIS" "autor_nome_curto" => "RENATA REIS" "autor_email" => "renatasreis@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD COLUMBIA DEL PARAGUAY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }