NOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS NO BRASIL, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TORNOU-SE OBJETO DE PESQUISA ACADÊMICA E SE CONSTITUIU COMO UM IMPORTANTE FOCO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. UMA DAS FORMAS DE DESENVOLVER ATIVIDADES QUE PERMITA AO LICENCIANDO REFLETIR SOBRE O SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA É FAZENDO-SE USO DA PESQUISA EM SALA DE AULA. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL DEMONSTRAR E RELATAR A EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO EM DISCIPLINA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA OFERTADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS GARANHUNS. PARA ISSO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA COM OS GRADUANDOS DO 5º PERÍODO DO ANO DE 2019, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UPE – GARANHUNS, UTILIZANDO-SE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS, DISCUSSÕES E TRABALHOS EM GRUPO QUE PERMITISSEM AOS ESTUDANTES APRENDEREM E EXERCITAREM O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS UTILIZANDO O MÉTODO CIENTÍFICO. A PARTIR DESTA PESQUISA, FOI POSSÍVEL DESTACAR NOS ESTUDANTES A MOTIVAÇÃO, CURIOSIDADE E INTERESSE EM APRENDER SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO, ALÉM DISSO, OS MESMO SE SENTIRAM MOTIVADOS E CURIOSOS EM PREPARAR E APLICAR AULAS UTILIZANDO O MÉTODO CIENTÍFICO, O QUE LHES PERMITIU UM MAIOR CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO DE AULAS PRÁTICAS. PORTANTO, TORNA-SE EVIDENTE, A PARTIR DESTE TRABALHO, A IMPORTÂNCIA DO USO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ÂMBITO DAS SALAS DE AULA, BEM COMO NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, PERMITINDO O CONHECIMENTO E APRENDIZADO PERTINENTES ÀS AULAS PRÁTICAS.