A PRESENTE PESQUISA TRATA DE UM ESTUDO ACERCA DA DESCONTINUIDADE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E TEM COMO OBJETIVO SINTETIZAR CONCLUSÕES POSSÍVEIS ACERCA DESSE PROCESSO. A PARTIR DE ANÁLISES BIBLIOGRÁFICAS, SEGUIDA DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE DUAS CIDADES NO LITORAL DA PARAÍBA, VERIFICOU-SE QUE MESMO COM PASSAR DOS ANOS, O ÍNDICE DE CRIANÇAS ALFABETIZADAS NOS ANOS INICIAIS CONTINUA BAIXO, E QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, NA MAIORIA DAS VEZES, É PAUSADO NO 2º ANO. DESSE MODO, AS CRIANÇAS SEGUEM SEM O MÍNIMO NO QUESITO LEITURA E ESCRITA E POR ISSO APRESENTAM DIFICULDADES AO LONGO DOS ANOS, O QUE CAUSA UM ATRASO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DELES. DE FORMA QUALITATIVA, FUNDAMENTADA NA VISÃO DE MAGDA SOARES (2016), O PRESENTE ESTUDO SINTETIZA A DIFERENÇA QUE PODE EXISTIR ENTRE DUAS ESCOLAS NO MESMO ESTADO, ONDE UMA APRESENTA UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MAIS CONTÍNUO, POIS SE UTILIZA DE MÉTODOS VARIADOS E PRIORIZA AS PECULIARIDADES DA CRIANÇA, ENQUANTO A OUTRA SE MOSTRA TOTALMENTE AO CONTRÁRIO.