TEM SIDO CRESCENTE A NECESSIDADE DE SE INTEGRAR O CONHECIMENTO POPULAR AO CIENTÍFICO, ALÉM DE DISCUTIR AS DEMANDAS QUE A ESCOLA, OS ESTUDANTES E A COMUNIDADE CONVIVEM, ATRAVÉS DE UMA TROCA CONJUNTA DE CONHECIMENTO. NESTE CONTEXTO, ALGUMAS INICIATIVAS TEM SIDO REALIZADAS NO SENTIDO DE RESSIGNIFICAR O ENSINO DE BOTÂNICA. DIANTE DO EXPOSTO, ADOTAMOS A METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VALENTE, O TEMA DAS PLANTAS MEDICINAIS, POR MEIO DA EXPLORAÇÃO DOS CINCO SENTIDOS. ESTA ATIVIDADE PROPORCIONOU UMA NOVA EXPERIÊNCIA PARA TODOS OS PARTICIPANTES, POIS FOI POSSÍVEL TRABALHAR O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS DE FORMA DINÂMICA, ALÉM DE PROMOVER UM ESPAÇO PARA O DIALOGO ENTRE OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. TODO O TRABALHO FOI SISTEMATIZADO E SOCIALIZADO POR MEIO DO HERBÁRIO DIGITAL, COMO FORMA DE FORTALECER OS LAÇOS ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E AS COMUNIDADES RURAIS DA REGIÃO SISALEIRA.