Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARACTERIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS LÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: BLOCOS LÓGICOS, MATEMÁTICA, ENSINO, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS LÓGICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS. PARA TANTO, FOI EMPREGADO COMO MÉTODO DE PESQUISA O OBSERVACIONAL, PELO QUAL REALIZAMOS A OBSERVAÇÃO DA AULA DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COMO INTUITO DE ANALISAR SUA PRÁTICA NA UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS LÓGICOS NO COTIDIANO DE SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ABERTOS COM A PROFESSORA EM QUESTÃO. ALÉM DE TENTAR AVERIGUAR A CONTRIBUIÇÃO DO USO DO MATERIAL PARA A CONSTRUÇÃO DA LÓGICA NA CRIANÇA E PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS. COMO SUPORTE TEÓRICOS UTILIZAMOS, DENTRE OUTROS, OS SEGUINTES ESTUDIOSOS: DIENES E GOLDING (1976), CASTERA (2004), MINAYO (2007). A PARTIR DESSA INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL DESCREVER AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE TRABALHO COM OS BLOCOS LÓGICOS UTILIZADOS PELA PROFESSORA ANALISADA. ALÉM DE PERCEBER QUE OS BLOCOS LÓGICOS PROPORCIONAM O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO REFLEXIVO, A CAPACIDADE DE PENSAR LOGICAMENTE EM RELAÇÃO UM UNIVERSO DE ATRIBUTOS DAS PEÇAS, PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS SIMPLES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.