O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO EM COLABORAÇÃO COM
FORMAÇÃO DA CIDADANIA: DISCUSSÃO DE QUESTÕES SOCIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA E DESENVOLVIMENTO DO SENSO
CRÍTICO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61561 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3392 "inscrito_id" => 13515 "titulo" => """ O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO EM COLABORAÇÃO COM\r\n FORMAÇÃO DA CIDADANIA: DISCUSSÃO DE QUESTÕES SOCIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA E DESENVOLVIMENTO DO SENSO\r\n CRÍTICO """ "resumo" => "A ESCRITA DESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EXPLICITAR A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM UMA SÉRIE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO, POR UMA ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA. A ESCOLA ESCOLHIDA É UMA DAS INSTITUIÇÕES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O QUAL A ESTAGIÁRIA PARTICIPA ENQUANTO RESIDENTE BOLSISTA DESDE SEU LANÇAMENTO EM AGOSTO DO ANO DE 2018. A DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO DA ALUNA ACARRETOU NA SELEÇÃO DA TURMA 1º ANO B, COMPOSTA POR 21 ALUNOS, PARA EXECUÇÃO DAS DETERMINAÇÕES DA DISCIPLINA. O MEIO NO QUAL REALIZAMOS O ESTÁGIO E A TEMÁTICA “IGUALDADE DE GÊNERO”, CENTRAL NO PLANEJAMENTO DAS AULAS QUE MINISTRAMOS AO LONGO DA UNIDADE, NOS LEVOU A INTEGRAR A ESTE RELATO A DISCUSSÃO DO PONTO “CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE TEMAS TRANSVERSAIS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA”. ACREDITAMOS QUE A CENTRALIDADE NESTE TEMA É IMPORTANTE, POIS CONSTANTEMENTE ENCONTRAMOS EM LEITURAS ACADÊMICAS PERSPECTIVAS QUE INCUMBEM A ESCOLA COMO UMA DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES DE NOSSA SOCIEDADE RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DA CIDADANIA. OBJETIVAMOS INICIALMENTE APRESENTAR NOSSA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA CIDADÃ, QUE TRAZ UM FORMATO DIFERENCIADO NA ESCOLA BÁSICA CONVENCIONAL, E, POSTERIORMENTE, DISSERTAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE CIDADANIA ATRIBUÍDA À ESCOLA, CONTIDA EM ALGUNS DOCUMENTOS NORTEADORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, ENCONTRANDO PONTOS DE INTERSECÇÃO ENTRE ESTA RESPONSABILIDADE FORMADORA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, E AS AULAS QUE FORAM PLANEJADAS E MINISTRADAS NESTE PERÍODO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZADO, PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, ESCOLA CIDADÃ, TEMAS TRANSVERSAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID13515_20092019013317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALINE DA CONCEIÇÃO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTOS" "autor_email" => "mariaaline678@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61561 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3392 "inscrito_id" => 13515 "titulo" => """ O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO EM COLABORAÇÃO COM\r\n FORMAÇÃO DA CIDADANIA: DISCUSSÃO DE QUESTÕES SOCIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA E DESENVOLVIMENTO DO SENSO\r\n CRÍTICO """ "resumo" => "A ESCRITA DESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EXPLICITAR A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM UMA SÉRIE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO, POR UMA ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA. A ESCOLA ESCOLHIDA É UMA DAS INSTITUIÇÕES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O QUAL A ESTAGIÁRIA PARTICIPA ENQUANTO RESIDENTE BOLSISTA DESDE SEU LANÇAMENTO EM AGOSTO DO ANO DE 2018. A DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO DA ALUNA ACARRETOU NA SELEÇÃO DA TURMA 1º ANO B, COMPOSTA POR 21 ALUNOS, PARA EXECUÇÃO DAS DETERMINAÇÕES DA DISCIPLINA. O MEIO NO QUAL REALIZAMOS O ESTÁGIO E A TEMÁTICA “IGUALDADE DE GÊNERO”, CENTRAL NO PLANEJAMENTO DAS AULAS QUE MINISTRAMOS AO LONGO DA UNIDADE, NOS LEVOU A INTEGRAR A ESTE RELATO A DISCUSSÃO DO PONTO “CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE TEMAS TRANSVERSAIS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA”. ACREDITAMOS QUE A CENTRALIDADE NESTE TEMA É IMPORTANTE, POIS CONSTANTEMENTE ENCONTRAMOS EM LEITURAS ACADÊMICAS PERSPECTIVAS QUE INCUMBEM A ESCOLA COMO UMA DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES DE NOSSA SOCIEDADE RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DA CIDADANIA. OBJETIVAMOS INICIALMENTE APRESENTAR NOSSA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA CIDADÃ, QUE TRAZ UM FORMATO DIFERENCIADO NA ESCOLA BÁSICA CONVENCIONAL, E, POSTERIORMENTE, DISSERTAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE CIDADANIA ATRIBUÍDA À ESCOLA, CONTIDA EM ALGUNS DOCUMENTOS NORTEADORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, ENCONTRANDO PONTOS DE INTERSECÇÃO ENTRE ESTA RESPONSABILIDADE FORMADORA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, E AS AULAS QUE FORAM PLANEJADAS E MINISTRADAS NESTE PERÍODO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZADO, PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, ESCOLA CIDADÃ, TEMAS TRANSVERSAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID13515_20092019013317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALINE DA CONCEIÇÃO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE SANTOS" "autor_email" => "mariaaline678@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }