PORTFÓLIO É UMA FORMA DE DOCUMENTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE TRABALHOS, PROJETOS, ANOTAÇÕES E ATIVIDADES COM O INTUITO DE PROPORCIONAR O CRESCIMENTO DO INDIVÍDUO. ESTA FERRAMENTA, FOI UTILIZADA COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E GEOGRAFIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – CAMPUS IGUATU E É O OBJETO DE ESTUDO DESTA PESQUISA. TENDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM É UM PROCESSO CONTÍNUO, JUSTIFICA-SE ESTA PESQUISA PELA IMPORTÂNCIA DE SE REEXAMINAR CONSTANTEMENTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA É EXAMINAR AS IMPLICAÇÕES QUE O PORTFÓLIO TEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS COMPREENDER COMO A ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO ATUA NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO, QUAIS AS SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS E O QUE O USO DESTA FERRAMENTA PROPORCIONA. A PROPOSTA DO PORTFÓLIO PODE SER UTILIZADA COM DUAS FINALIDADES: A DE AVALIAR E A DE REGISTRAR UM PROCESSO METODOLÓGICO, AMBOS ESTÃO RELACIONADOS, UMA VEZ QUE A AVALIAÇÃO PODE SER VISTA COMO UM SUPLEMENTO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E PARA ISTO É PRECISO QUE SE CONHEÇA O CURSO METODOLÓGICO SEGUIDO.