O HOMEM PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES ESTÁ A CADA DIA AUMENTANDO A SUA INTERVENÇÃO NA NATUREZA, TRAZENDO CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS PARA O MEIO AMBIENTE. DIANTE DISSO URGE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA DESENVOLVER EM NÓS, SERES HUMANOS, ATITUDES E AÇÕES QUE COLABOREM PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E PROMOVER QUALIDADE DE VIDA PARA AS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS. COM O PROPÓSITO DE INICIAR NAS ESCOLAS RURAIS UM PROCESSO DE DISCUSSÃO QUE PENSA O MEIO AMBIENTE COMO ALGO QUE ESTÁ RELACIONADO À PRÓPRIA EXISTÊNCIA, FOI INSTITUÍDO O PROGRAMA AGRINHO NO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2003. ESSE PROGRAMA TEM A MISSÃO DE FORMAR A FUTURA GERAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS. É UM PROGRAMA SOCIAL E EDUCATIVO QUE VISA LEVAR INFORMAÇÕES AOS ALUNOS DA ZONA RURAL DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS, VISANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DO 2º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO. O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR O AGRINHO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL, REALIZANDO UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO JOSÉ BEZERRA PARA OBSERVAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA E APRENDIZADOS DOS ALUNOS DO 9º ANO. FOI UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NO PRESENTE ESTUDO UMA PESQUISA DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA MEDIANTE O USO DE QUESTIONÁRIO APLICADO JUNTO AOS ENVOLVIDOS, QUAIS SEJAM ALUNOS, PROFESSORES E NÚCLEO GESTOR DA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMOSTRAM QUE AS QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE AINDA NÃO SÃO TRABALHADAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, RESTRINGINDO-SE AOS ASSUNTOS TRAZIDOS PELOS LIVROS DIDÁTICOS E A EVENTOS PONTUAIS.