Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO PROGRAMA AGRINHO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL – CONTRIBUIÇÕES E APRENDIZADOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE REDENÇÃO-CE

Palavra-chaves: APRENDIZADO, ESCOLA, MEIO AMBIENTE, PROGRAMA AGRINHO. Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59055
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 966
    "inscrito_id" => 9529
    "titulo" => "ANÁLISE DO PROGRAMA AGRINHO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL – CONTRIBUIÇÕES E APRENDIZADOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE REDENÇÃO-CE"
    "resumo" => "O HOMEM PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES ESTÁ A CADA DIA AUMENTANDO A SUA INTERVENÇÃO NA NATUREZA, TRAZENDO CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS PARA O MEIO AMBIENTE. DIANTE DISSO URGE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA DESENVOLVER EM NÓS, SERES HUMANOS, ATITUDES E AÇÕES QUE COLABOREM PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E PROMOVER QUALIDADE DE VIDA PARA AS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS. COM O PROPÓSITO DE INICIAR NAS ESCOLAS RURAIS UM PROCESSO DE DISCUSSÃO QUE PENSA O MEIO AMBIENTE COMO ALGO QUE ESTÁ RELACIONADO À PRÓPRIA EXISTÊNCIA, FOI INSTITUÍDO O PROGRAMA AGRINHO NO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2003. ESSE PROGRAMA TEM A MISSÃO DE FORMAR A FUTURA GERAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS. É UM PROGRAMA SOCIAL E EDUCATIVO QUE VISA LEVAR INFORMAÇÕES AOS ALUNOS DA ZONA RURAL DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS, VISANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DO 2º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO. O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR O AGRINHO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL, REALIZANDO UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO JOSÉ BEZERRA PARA OBSERVAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA E APRENDIZADOS DOS ALUNOS DO 9º ANO. FOI UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NO PRESENTE ESTUDO UMA PESQUISA DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA MEDIANTE O USO DE QUESTIONÁRIO APLICADO JUNTO AOS ENVOLVIDOS, QUAIS SEJAM ALUNOS, PROFESSORES E NÚCLEO GESTOR DA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMOSTRAM QUE AS QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE AINDA NÃO SÃO TRABALHADAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, RESTRINGINDO-SE AOS ASSUNTOS TRAZIDOS PELOS LIVROS DIDÁTICOS E A EVENTOS PONTUAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ESCOLA, MEIO AMBIENTE, PROGRAMA AGRINHO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID9529_06082019120531.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NEISSE EVANGELISTA"
    "autor_email" => "neissesouza18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59055
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 966
    "inscrito_id" => 9529
    "titulo" => "ANÁLISE DO PROGRAMA AGRINHO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL – CONTRIBUIÇÕES E APRENDIZADOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE REDENÇÃO-CE"
    "resumo" => "O HOMEM PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES ESTÁ A CADA DIA AUMENTANDO A SUA INTERVENÇÃO NA NATUREZA, TRAZENDO CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS PARA O MEIO AMBIENTE. DIANTE DISSO URGE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA DESENVOLVER EM NÓS, SERES HUMANOS, ATITUDES E AÇÕES QUE COLABOREM PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E PROMOVER QUALIDADE DE VIDA PARA AS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS. COM O PROPÓSITO DE INICIAR NAS ESCOLAS RURAIS UM PROCESSO DE DISCUSSÃO QUE PENSA O MEIO AMBIENTE COMO ALGO QUE ESTÁ RELACIONADO À PRÓPRIA EXISTÊNCIA, FOI INSTITUÍDO O PROGRAMA AGRINHO NO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2003. ESSE PROGRAMA TEM A MISSÃO DE FORMAR A FUTURA GERAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS. É UM PROGRAMA SOCIAL E EDUCATIVO QUE VISA LEVAR INFORMAÇÕES AOS ALUNOS DA ZONA RURAL DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS, VISANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DO 2º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO. O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR O AGRINHO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL, REALIZANDO UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO JOSÉ BEZERRA PARA OBSERVAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA E APRENDIZADOS DOS ALUNOS DO 9º ANO. FOI UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NO PRESENTE ESTUDO UMA PESQUISA DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA MEDIANTE O USO DE QUESTIONÁRIO APLICADO JUNTO AOS ENVOLVIDOS, QUAIS SEJAM ALUNOS, PROFESSORES E NÚCLEO GESTOR DA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMOSTRAM QUE AS QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE AINDA NÃO SÃO TRABALHADAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, RESTRINGINDO-SE AOS ASSUNTOS TRAZIDOS PELOS LIVROS DIDÁTICOS E A EVENTOS PONTUAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ESCOLA, MEIO AMBIENTE, PROGRAMA AGRINHO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID9529_06082019120531.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NEISSE EVANGELISTA"
    "autor_email" => "neissesouza18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNILAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O HOMEM PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES ESTÁ A CADA DIA AUMENTANDO A SUA INTERVENÇÃO NA NATUREZA, TRAZENDO CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS PARA O MEIO AMBIENTE. DIANTE DISSO URGE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA DESENVOLVER EM NÓS, SERES HUMANOS, ATITUDES E AÇÕES QUE COLABOREM PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO E PROMOVER QUALIDADE DE VIDA PARA AS GERAÇÕES ATUAIS E FUTURAS. COM O PROPÓSITO DE INICIAR NAS ESCOLAS RURAIS UM PROCESSO DE DISCUSSÃO QUE PENSA O MEIO AMBIENTE COMO ALGO QUE ESTÁ RELACIONADO À PRÓPRIA EXISTÊNCIA, FOI INSTITUÍDO O PROGRAMA AGRINHO NO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2003. ESSE PROGRAMA TEM A MISSÃO DE FORMAR A FUTURA GERAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS. É UM PROGRAMA SOCIAL E EDUCATIVO QUE VISA LEVAR INFORMAÇÕES AOS ALUNOS DA ZONA RURAL DE FORMA TRANSVERSAL DENTRO DA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS, VISANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DO 2º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO. O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR O AGRINHO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL, REALIZANDO UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO JOSÉ BEZERRA PARA OBSERVAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA E APRENDIZADOS DOS ALUNOS DO 9º ANO. FOI UTILIZADO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NO PRESENTE ESTUDO UMA PESQUISA DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA MEDIANTE O USO DE QUESTIONÁRIO APLICADO JUNTO AOS ENVOLVIDOS, QUAIS SEJAM ALUNOS, PROFESSORES E NÚCLEO GESTOR DA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMOSTRAM QUE AS QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE AINDA NÃO SÃO TRABALHADAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR, RESTRINGINDO-SE AOS ASSUNTOS TRAZIDOS PELOS LIVROS DIDÁTICOS E A EVENTOS PONTUAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.