O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA INVESTIGAR OS REFLEXOS QUE A TEMÁTICA NATUREZA E SOCIEDADE EXERCE DURANTE O A FORMAÇÃO COGNITIVA E PSICOGENÉTICA DA CRIANÇA, COM BASE NA TEORIA INTERACIONISTA DE WALLON, RELACIONANDO O MEIO COM PROGRESSO INDIVIDUAL. A PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO SIDO REALIZADA UMA ANÁLISE EXPLICATIVA SOBRE A INFLUÊNCIA DA INSERÇÃO DA DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA, QUE É PARTE INTEGRANTE DO PRIMEIRO CICLO. AO FIM DO LEVANTAMENTO DE DADOS, PERCEBEU-SE A NECESSIDADE DE APODERAMENTO DAS BASES DE NEUROCIÊNCIA NO TOCANTE AO CORPO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS SENSORIAIS DURANTE OS PICOS SINÁPTICOS DA CRIANÇA, CONVALIDANDO O ESTUDO SOBRE NATUREZA E SOCIEDADE COMO ALGO RELEVANTE TENDO EM VISTA A DEMANDA FORMATIVA DE APROPRIAÇÃO DO CONTEXTO E VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO ENQUANTO AGENTE HISTÓRICO.