Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: CONTRIBUIÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR, EXPERIÊNCIA, TEORIA, TEORIA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61549
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5400
    "inscrito_id" => 13328
    "titulo" => """
      O PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS DA\r\n
      NATUREZA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO ANALISA A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA A INICIAÇÃO\r\n
      À DOCÊNCIA (PIBID) EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DOCENTE DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS DA\r\n
      NATUREZA, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE COMO PROFESSORES PESQUISADORES,\r\n
      CRÍTICOS E REFLEXIVOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI OBSERVAR A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO\r\n
      PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-\r\n
      UFPI, CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL. A PESQUISA DESTE TEMA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE\r\n
      ENTREVISTAS COM DEZ PERGUNTAS RELACIONADO AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS PELO PIBID CAPES PARA\r\n
      COM OS EX-PIBIDIANOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, TENDO EM VISTA QUE SOMENTE DOIS DOS EX\r\n
      PIBIDIANOS RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO PROPOSTO, POR EXEMPLO O QUE É PIBID PARA VOCÊ? QUAL\r\n
      A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? O MESMO TRAZ A APROXIMAÇÃO DO COTIDIANO\r\n
      ESCOLAR PARA O AMBIENTE ACADÊMICO? A PARTIR DESSAS CONCEPÇÕES FORAM EVIDENCIADOS QUE O\r\n
      PIBID ATUA PARA ESSES FORMANDOS A BUSCA DA REALIDADE ESCOLAR, OU SEJA, O MESMO CONTRIBUI PARA\r\n
      A COMPREENSÃO DA TEORIA OBTIDA NO MEIO ACADÊMICO E A PRÁTICA EXERCIDA NO AMBIENTE ESCOLAR.\r\n
      AMPLIANDO PARA O ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE COMO PELA PRODUÇÃO DE NOVAS\r\n
      ABORDAGENS E DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PELA VALORIZAÇÃO\r\n
      PROFISSIONAL.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CONTRIBUIÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR, EXPERIÊNCIA, TEORIA, TEORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID13328_03102019105608.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMILDA LOIOLA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROMILDA LOIOLA"
    "autor_email" => "romildaloiola@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL PIAUÍ -FLORIANO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61549
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5400
    "inscrito_id" => 13328
    "titulo" => """
      O PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS DA\r\n
      NATUREZA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO ANALISA A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA A INICIAÇÃO\r\n
      À DOCÊNCIA (PIBID) EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DOCENTE DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS DA\r\n
      NATUREZA, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE COMO PROFESSORES PESQUISADORES,\r\n
      CRÍTICOS E REFLEXIVOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI OBSERVAR A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO\r\n
      PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-\r\n
      UFPI, CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL. A PESQUISA DESTE TEMA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE\r\n
      ENTREVISTAS COM DEZ PERGUNTAS RELACIONADO AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS PELO PIBID CAPES PARA\r\n
      COM OS EX-PIBIDIANOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, TENDO EM VISTA QUE SOMENTE DOIS DOS EX\r\n
      PIBIDIANOS RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO PROPOSTO, POR EXEMPLO O QUE É PIBID PARA VOCÊ? QUAL\r\n
      A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? O MESMO TRAZ A APROXIMAÇÃO DO COTIDIANO\r\n
      ESCOLAR PARA O AMBIENTE ACADÊMICO? A PARTIR DESSAS CONCEPÇÕES FORAM EVIDENCIADOS QUE O\r\n
      PIBID ATUA PARA ESSES FORMANDOS A BUSCA DA REALIDADE ESCOLAR, OU SEJA, O MESMO CONTRIBUI PARA\r\n
      A COMPREENSÃO DA TEORIA OBTIDA NO MEIO ACADÊMICO E A PRÁTICA EXERCIDA NO AMBIENTE ESCOLAR.\r\n
      AMPLIANDO PARA O ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE COMO PELA PRODUÇÃO DE NOVAS\r\n
      ABORDAGENS E DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PELA VALORIZAÇÃO\r\n
      PROFISSIONAL.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CONTRIBUIÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR, EXPERIÊNCIA, TEORIA, TEORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID13328_03102019105608.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMILDA LOIOLA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ROMILDA LOIOLA"
    "autor_email" => "romildaloiola@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL PIAUÍ -FLORIANO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ANALISA A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DOCENTE DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE COMO PROFESSORES PESQUISADORES, CRÍTICOS E REFLEXIVOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI OBSERVAR A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI, CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL. A PESQUISA DESTE TEMA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE ENTREVISTAS COM DEZ PERGUNTAS RELACIONADO AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS PELO PIBID CAPES PARA COM OS EX-PIBIDIANOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, TENDO EM VISTA QUE SOMENTE DOIS DOS EX PIBIDIANOS RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO PROPOSTO, POR EXEMPLO O QUE É PIBID PARA VOCÊ? QUAL A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? O MESMO TRAZ A APROXIMAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR PARA O AMBIENTE ACADÊMICO? A PARTIR DESSAS CONCEPÇÕES FORAM EVIDENCIADOS QUE O PIBID ATUA PARA ESSES FORMANDOS A BUSCA DA REALIDADE ESCOLAR, OU SEJA, O MESMO CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO DA TEORIA OBTIDA NO MEIO ACADÊMICO E A PRÁTICA EXERCIDA NO AMBIENTE ESCOLAR. AMPLIANDO PARA O ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE COMO PELA PRODUÇÃO DE NOVAS ABORDAGENS E DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PELA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.