Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: CONTRIBUIÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR, EXPERIÊNCIA, TEORIA, TEORIA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ANALISA A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DOCENTE DOS LICENCIANDO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE COMO PROFESSORES PESQUISADORES, CRÍTICOS E REFLEXIVOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI OBSERVAR A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI, CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL. A PESQUISA DESTE TEMA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE ENTREVISTAS COM DEZ PERGUNTAS RELACIONADO AS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS PELO PIBID CAPES PARA COM OS EX-PIBIDIANOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, TENDO EM VISTA QUE SOMENTE DOIS DOS EX PIBIDIANOS RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO PROPOSTO, POR EXEMPLO O QUE É PIBID PARA VOCÊ? QUAL A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE? O MESMO TRAZ A APROXIMAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR PARA O AMBIENTE ACADÊMICO? A PARTIR DESSAS CONCEPÇÕES FORAM EVIDENCIADOS QUE O PIBID ATUA PARA ESSES FORMANDOS A BUSCA DA REALIDADE ESCOLAR, OU SEJA, O MESMO CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO DA TEORIA OBTIDA NO MEIO ACADÊMICO E A PRÁTICA EXERCIDA NO AMBIENTE ESCOLAR. AMPLIANDO PARA O ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE COMO PELA PRODUÇÃO DE NOVAS ABORDAGENS E DIFERENTES MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PELA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.