ESTE TRABALHO TRATA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A TERCEIRA ETAPA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
ORIENTADORES DE ESTUDO (OES) DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). O
OBJETIVO É COMPARTILHAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NESSE PROCESSO, CONSIDERANDO QUE FOI UM MOMENTO
IMPAR QUE NOS FAZ COMPREENDER O QUANTO A FORMAÇÃO CONTINUADA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO
DA PRÁTICA DOCENTE, CONFIGURA-SE, PORTANTO, COMO UMA PESQUISA DO TIPO INTERVENÇÃO. PARA DIALOGAR COM
NOSSA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA LANÇAMOS MÃOS DE ALGUNS APORTES TEÓRICOS, COMO ORLANDI (1996),
PIMENTA (2001), BOLZAN (2011) ENTRE OUTROS QUE NOS AUXILIARAM A COMPREENDER QUE O PROFESSOR
ALFABETIZADOR DEVERÁ LANÇAR MÃOS DE TODOS OS RECURSOS POSSÍVEIS QUE O AUXILIEM NESSA ÁRDUA TAREFA DE
PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO, CONSTRUINDO A SUA PRÁTICA PAUTADA EM APRENDIZAGENS SÓLIDAS, DAÍ A
NECESSIDADE DE ESTAR EM CONSTANTE FORMAÇÃO E EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS. CONSIDERAMOS, QUE,
PARTICIPAR DE MOMENTOS FORMATIVOS COMO OS QUE FORAM OPORTUNIZADOS PELO PNAIC SÃO SIGNIFICATIVOS E
IMPRESCINDÍVEIS À PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR.