O PARFOR NA UESPI: O QUE REVELAM OS DADOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL NO PIAUÍ
0 of 0"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 61533 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1286 "inscrito_id" => 2109 "titulo" => "O PARFOR NA UESPI: O QUE REVELAM OS DADOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL NO PIAUÍ" "resumo" => "ESTE ARTIGO ABORDA UM ESTUDO REALIZADO SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI), CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR SUA IMPLANTAÇÃO, SUAS CONTRIBUIÇÕES E ABRANGÊNCIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PIAUÍ. O PROGRAMA FOI RACIONALIZADO PARA CONTRIBUIR COM O ALCANCE DA META 15 DO PNE/2014-2024, ISTO É, ASSEGURAR QUE TODOS OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUAM FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE NÍVEL SUPERIOR, OBTIDA EM CURSO DE LICENCIATURA. NA UESPI FOI IMPLANTADO EM 2010, INDUZINDO A OFERTA DE CURSOS DE PRIMEIRA E SEGUNDA LICENCIATURA PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA TEM NATUREZA QUALITATIVA CUJOS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE DOCUMENTOS COMO: EDITAIS, RELATÓRIOS, PORTARIAS, RESOLUÇÕES E SITES OFICIAIS DA CAPES, ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA OFERECIDOS PELO PARFOR/UESPI, PERMITIRAM A FORMAÇÃO DE 217 TURMAS, MAIS DE 4.226 PROFESSORES EM 13 DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, CONTEMPLANDO 31 MUNICÍPIOS DO PIAUÍ, SENDO QUE DOIS NOVOS MUNÍCIPIOS, O DE CURRAIS E CRISTINO CASTRO FORAM IMPLANTADOS NO ÚLTIMO EDITAL/2018. OS RESULTADOS DEMONSTRAM, QUE O PROGRAMA QUALIFICOU PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, IMPACTANDO DIRETAMENTE NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. ◀ESTE ARTIGO ABORDA UM ESTUDO REALIZADO SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR;, LICENCIATURA;, FORMAÇÃO;, PROFESSOR;, PROFESSOR;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2109_12082019232609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELILIAN BASILIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "ELILIAN BASILIO" "autor_email" => "elilianbasilioesilva@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 61533 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1286 "inscrito_id" => 2109 "titulo" => "O PARFOR NA UESPI: O QUE REVELAM OS DADOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL NO PIAUÍ" "resumo" => "ESTE ARTIGO ABORDA UM ESTUDO REALIZADO SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI), CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR SUA IMPLANTAÇÃO, SUAS CONTRIBUIÇÕES E ABRANGÊNCIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PIAUÍ. O PROGRAMA FOI RACIONALIZADO PARA CONTRIBUIR COM O ALCANCE DA META 15 DO PNE/2014-2024, ISTO É, ASSEGURAR QUE TODOS OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUAM FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE NÍVEL SUPERIOR, OBTIDA EM CURSO DE LICENCIATURA. NA UESPI FOI IMPLANTADO EM 2010, INDUZINDO A OFERTA DE CURSOS DE PRIMEIRA E SEGUNDA LICENCIATURA PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA TEM NATUREZA QUALITATIVA CUJOS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE DOCUMENTOS COMO: EDITAIS, RELATÓRIOS, PORTARIAS, RESOLUÇÕES E SITES OFICIAIS DA CAPES, ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA OFERECIDOS PELO PARFOR/UESPI, PERMITIRAM A FORMAÇÃO DE 217 TURMAS, MAIS DE 4.226 PROFESSORES EM 13 DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, CONTEMPLANDO 31 MUNICÍPIOS DO PIAUÍ, SENDO QUE DOIS NOVOS MUNÍCIPIOS, O DE CURRAIS E CRISTINO CASTRO FORAM IMPLANTADOS NO ÚLTIMO EDITAL/2018. OS RESULTADOS DEMONSTRAM, QUE O PROGRAMA QUALIFICOU PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, IMPACTANDO DIRETAMENTE NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. ◀ESTE ARTIGO ABORDA UM ESTUDO REALIZADO SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR;, LICENCIATURA;, FORMAÇÃO;, PROFESSOR;, PROFESSOR;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2109_12082019232609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELILIAN BASILIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "ELILIAN BASILIO" "autor_email" => "elilianbasilioesilva@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }