A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA É ATUALMENTE ACEITA COMO ÚNICA EXPLICAÇÃO DE CUNHO CIENTÍFICO PARA A ORIGEM E A DIVERSIDADE DE TODOS OS SERES VIVOS, O QUE TAMBÉM INCLUI OS SERES HUMANOS MODERNOS. É RECOMENDADO PELOS PCN QUE OS FUNDAMENTOS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA SEJAM CONSIDERADOS COMO O EIXO INTEGRADOR DE TODO O CONHECIMENTO BIOLÓGICO, ENTRETANTO ISSO NÃO É OBSERVADO NA PRÁTICA. JOGOS, PRINCIPALMENTE QUANDO BALIZADOS PELO LETRAMENTO CIENTÍFICO, APRESENTAM CARACTERÍSTICAS QUE PODEM AUXILIAR O PROCESSO DE ENTENDIMENTO DE TEMAS COMPLEXOS. CONSIDERANDO AS VANTAGENS QUE A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS APRESENTA EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO, NESTE ESTUDO AVALIAMOS O DESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO DENOMINADO “EVOLUÇÃO DO SER HUMANO”, COM O OBJETIVO DE AVALIAR SUA APLICABILIDADE ENQUANTO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM A QUAL POSSA CONTRIBUIR COM A COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DA EVOLUÇÃO HUMANA PARA AVALIAR A EFICÁCIA DO JOGO EM AUXILIAR NO ENTENDIMENTO DO TEMA, FOI ELABORADO UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO (ALPHA DE CRONBACH = 0,71). A AMOSTRA CONSISTIU DE 171 ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE IMPERATRIZ – MA. OS RESULTADOS INDICARAM UM INCREMENTO NA COMPREENSÃO DE 7 DOS 8 TEMAS ABORDADOS, MOSTRANDO QUE O JOGO ELABORADO PODE SER CONSIDERADO COMO UMA FERRAMENTA EFICIENTE E VIÁVEL PARA O ENSINO DE ENSINO DA EVOLUÇÃO HUMANA.